sexta-feira, 12 de junho de 2009

FORSSA GAMES 2009: VITÓRIAS INESPERADAS DE LEONID NOVIKOV E INGA DAMBE


“A corrida vespertina mais popular, mais internacional e de mais elevado nível da Finlândia!” É assim que a organização define a Forssa Games, prova de Orientação Pedestre que teve este ano a sua 16ª edição. Com muitas e boas surpresas, diga-se!

Disputados pela primeira vez em 1994, os Forssa Games têm capitalizado o interesse dos melhores atletas mundiais, nesta altura do ano instalados com armas e bagagens em paragens nórdicas, a pretexto dos importantes eventos que por lá se realizam. Pasi Ikonen, Tero Föhr, Heli Jukkola, Simone Niggli ou Minna Kauppi são apenas alguns dos maiores nomes da Orientação mundial que já subiram ao lugar mais alto do pódio desta importante competição.

Organizado pelo Lounais-Hämeen Rasti, a edição deste ano voltou a pontuar para o ‘ranking’ mundial (WRE) e contou com a participação de 1025 orientistas de 20 países, distribuídos por 37 escalões de competição. Podendo ser entendida como uma prova de Distância Média-Curta (ou de Sprint-Longo), a prova principal masculina teve uma distância de 4,5 km (10 pontos de controlo), ao passo que a prova feminina teve igual numero de pontos de controlo mas uma distância de apenas 3,5 km.

Os grandes vencedores


Contrariando o favoritismo atribuído ao russo Andrey Khramov, Leonid Novikov (também ele russo) foi o grande vencedor com um tempo de 22.09. Esta foi a vitória mais apertada da história da competição, já que o segundo classificado, o sueco David Andersson, foi creditado com o mesmo tempo (em 2000, Tore Sandvik tinha batido Valentin Novikov por escassos 2 segundos e este apontamento serve sobretudo para referir que esta prova possui, na sua página oficial, uma completíssima e actualizadíssima informação estatística que faz as delícias dos seus visitantes). Na terceira posição classificou-se o finlandês Kim Fagerudd, vencedor em 2005. Andrey Khramov não foi além da sexta posição, numa lista que inclui ainda, entre 181 participantes, os nossos bem conhecidos Wojciech Dwojak (Polónia) e Ionut Zinca (Roménia), respectivamente 30º e 90º classificados.

No sector feminino a vitória coube surpreendentemente à letã Inga Dambe, com o tempo de 22.29. Uma vitória concludente duma atleta que ocupa actualmente a 41ª posição do “ranking” mundial, deixando a segunda classificada, a finlandesa Mari Väänänen a 1.24 de diferença. A russa Anastasia Tikhonova concluiu na terceira posição com o tempo de 24.19. Riina Kuuselo (Finlândia) foi a quarta classificada, a jovem dinamarquesa Ida Bobach terminou na 10ª posição enquanto outras duas dinamarquesas, Maja Alm e Signe Klinting, fizeram “mp”. Participaram neste escalão 83 atletas.

A Orientação em terras finlandesas prossegue este fim-de-semana ao mais alto nível com a espectacular estafeta Jukola, um evento que reunirá 14.140 participantes de 19 países diferentes e que pode ser acompanhado em
http://www.jukola2009.net/.

[Saiba tudo sobre os Forssa Games em
http://www.forssagames.fi/index_eng.html]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: