terça-feira, 23 de junho de 2009

EOC & JWOC MTBO 2009: PROVA DE SPRINT PRESTES A COMEÇAR


Vai ser dada dentro de momentos a partida para a prova de Sprint dos Campeonatos da Europa de Orientação em BTT EOC MTBO 2009 e para os Campeonatos do Mundo de Juniores de Orientação em BTT JWOC MTBO 2009. Uma prova na qual se depositam fundadas expectativas e que aqui acompanhamos a partir deste momento.

Depois de Varsóvia (Polónia, 2006), Castelfiorentino (Itália, 2007) e Nida (Lituânia, 2008), está aí a quarta edição dos Campeonatos Europeus de Orientação em BTT, que se disputam em Hillerød, no condado de Frederiksborg, na região oriental da Dinamarca. As mais recentes informações que conseguimos recolher dão conta do excelente espírito que se vive no seio da comitiva, apesar de esta se encontrar dispersa em matéria de alojamento. O tempo está excelente e as previsões apontam para céu limpo e temperaturas que podem chegar aos 24º no dia de hoje.

De acordo com João Ferreira, nosso “correspondente de serviço” no dia de ontem, “a opinião geral é de agrado pelos mapas e terrenos do ‘model event’, florestas fechadas, muito bonitas, recheadas de pequenos lagos, com um terreno bastante rápido e sem grande declive. O problema parece residir no facto de “o organismo ainda ter que se habituar”, não apenas porque o dia (leia-se “luz natural”) se estende das 04h00 às 22h00, quer ainda porque as refeições são fornecidas a horas pouco habituais, entre as 17h00 e as 19h00. “Vamos ver como sentimos o fuso horário”, conclui.
.

Sprint arranca às 10h00

Quanto à prova de Sprint, a disputar em Bøndernes Hegn, Bagsværd, arranca dentro de momentos quando forem 10h00 (a mesma hora em Portugal continental), com o italiano Piero Turra a ser o primeiro dos 82 atletas inscritos a partir. Paulo Alípio sairá às 10h47 e seis minutos depois será a vez de Joel Morgado. Finalmente, Daniel Marques arrancará quando faltarem 13 minutos para o meio-dia. Assinale-se a presença de todos os grandes nomes da Orientação em BTT mundial, com particular destaque para os vencedores das edições de 2006 e 2008, o suíço Beat Schaffner e o austríaco Tobias Breitschädel. Campeão do Mundo de Sprint em título e Campeão Europeu em 2007, o dinamarquês Lasse Brun Pedersen é o grande ausente dos Campeonatos.

No sector feminino, os atletas começarão a evoluir ligeiramente mais tarde, com a checa Hana Dolezalova a ser a primeira das 52 atletas inscritas a iniciar a sua prestação, quando os ponteiros assinalarem as 10h45. Maria Amador sairá às 11h23 e Susana Pontes partirá às 11h49. Também aqui marcam forte e significativa presença os maiores nomes da Orientação em BTT, nomeadamente as Campeãs Europeias das três anteriores edições, a suiça Christine Schaffner, a russa Ksenia Chernykh e a finlandesa Ingrid Stengård.
.

A vez dos Juniores

O Campeonato do Mundo de Juniores JWOC MTBO 2009 tem aqui a sua segunda edição, depois da estreia em Varsóvia, no ano transacto. Inscritos 61 atletas no sector masculino e 36 no sector feminino entre os quais todos os maiores jovens valores da Orientação mundial, nomeadamente o checo Frantisek Bogar e a russa Tatiana Repina, Campeões do Mundo de Sprint em 2008. João Palhinha será o primeiro português a partir, às 10h06, enquanto Guilherme Marques sairá às 10h50 e João Ferreira às 11h30. As nossas atletas também saem ligeiramente mais tarde, com Margarida Colares a partir às 10h58 e Ana Filipa Silva às 11h12.

Acompanhe o desenrolar dos acontecimentos em
http://www.eocmtbo2009.dk/eocmtbo2009/live/live.asp ou aqui, no seu Orientovar.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: