quarta-feira, 10 de junho de 2009

EM TEMPO DE BALANÇO: A TEMPORADA 2008/2009 VISTA POR PAULO FERNANDES


Nesta ronda pelos clubes portugueses, a Associação de Atletismo Lebres do Sado é chamada a pronunciar-se sobre a temporada que agora termina. Paulo Fernandes assume as despesas duma conversa onde se dão a conhecer os objectivos e ambições dum clube que teima em dizer presente.


PAULO FERNANDES
ASSOCIAÇÃO ATLETISMO LEBRES DO SADO

“Vamos todos concretizar um Dia Nacional da Orientação como a nossa modalidade merece”


Orientovar - Enuncie os momentos mais significativos da época e refira o próximo grande desafio?

Paulo Fernandes - Na vertente pedestre, os melhores momentos da época passam sempre pelo POM e pelo NAOM, nomeadamente pelo ambiente internacional aí vivenciado, além dos próprios Campeonatos Nacionais. Pessoalmente, atingi os meus melhores resultados na Serra da Cabreira – Campeonato Nacional de Distância Longa (3º em Vet M B) e Campeonato Nacional de Estafeta (3º em Popular Longa).

O próximo desafio será a última prova do Regional Sul, em Coruche, onde tentarei manter o 3º lugar actual no ranking do meu escalão. Na vertente BTT, destaca-se o primeiro ano de participação do atleta Vasco Godinho no escalão HE. No topo dos resultados está a participação do atleta António Neves em H45, destacando-se a conquista dos títulos nacionais de Distância Longa e de Sprint.


Orientovar - Comparativamente à época anterior, que avaliação faz da evolução da modalidade?

Paulo Fernandes - Julgo que a modalidade ainda se esteja a readaptar, após o WMOC 2008. As provas da Taça de Portugal mantém a sua qualidade e número de participantes, mas as provas regionais, apesar de terem a mesma qualidade, têm tido um decréscimo significativo de participantes. O Desporto Escolar deverá também estar mais presente nas provas "oficiais", nomeadamente nas regionais, o que seria decerto bastante positivo para o desenvolvimento da modalidade.

Há sempre aspectos a melhorar (e a inovar). A disponibilização dos resultados no final das provas e "on-line" deverá ser, sem mais demoras, um dos principais objectivos das organizações, bem como o adiantar das cerimónias de entrega de prémios, sugerindo-se que os atletas mais rápidos sejam sempre dos últimos a partir no último dia. Estes aspectos importantes, muitas vezes desprezados pelas organizações, poderão mesmo estar a conduzir ao afastamento de alguns dos “habituais” atletas. O envolvimento das Escolas (Desporto Escolar) deverá ser mais activo e visível, integrando a comunidade mais próxima e as próprias famílias dos alunos.


Orientovar - Um voto para o Clube e para a Orientação em Portugal na próxima temporada?

Paulo Fernandes - A nível pessoal espero poder melhorar as minhas prestações nos diversos ‘rankings’ e em todas as provas em que participe, em especial na Taça de Portugal. Quanto às Lebres do Sado, encontramo-nos receptivos a novos atletas (aqui fica pois o convite aos eventuais interessados), esperando-se um crescimento dos atletas presentes nas provas da próxima época. A presença na Ori-BTT deverá seguir o trilho dos resultados dos anos anteriores. Em termos nacionais e pessoais, os objectivos da modalidade deverão passar pelos habituais POM e NAOM (confirmando a qualidade de presença de atletas estrangeiros), mas também pela novidade do "Portugal O´Summer" e pelos "WOC e JWOC MTB 2010" (espero ter a bike recuperada para a prova).

A divulgação prévia das provas poderá ser optimizada, agora que existe um melhor apoio por parte da imprensa escrita e falada. As reportagens televisivas deverão manter-se e porventura melhorar-se os aspectos relativos à iniciação na modalidade e à visibilidade da participação de atletas de outras modalidades, o que contribuirá para a sua abertura a futuros participantes. Finalmente, vamos todos concretizar um "Dia Nacional da Orientação" como a nossa modalidade merece, para que todos os portugueses fiquem a conhecer o desporto fantástico que nos fascina, plenamente integrado na Natureza.


Veja também nesta rubrica as opiniões de
- Luís Santos, CPOC [AQUI]
- Jacinto Eleutério, ADFA [AQUI]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: