quarta-feira, 24 de junho de 2009

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...


1. Dissemo-lo no passado sábado e reafirmamo-lo: Pelo excelente encontro de Orientação e pelo entusiasmo e entrega dos jovens participantes, o 1º PediNet de Águeda constituiu um enorme sucesso, revelando-se um ‘lançar da semente’ a todos os títulos auspicioso. Mas quem trata agora de cuidar da semente? No final do evento, o Orientovar auscultou os professores e deixa aqui sérias reservas. Para Ana Paula Marques, da Escola Secundária Marques de Castilho, “agora vou ter funções diferentes na Escola e, por esse motivo, não poderei pegar nesse grupo”. Rui Vieira, do Instituto Duarte Lemos, afina por idêntico diapasão: “É complicado, já que em termos de Desporto Escolar estamos completamente assoberbados.” Finalmente, Clara Gomes, da Escola Secundária Adolfo Portela, confessa que acompanhou o grupo de alunos mas “não posso dizer nada, nem sequer sou do grupo de Educação Física”. Recorrendo ao poeta, “não nos venham com cantigas / não cantamos para esquecer / nós cantamos para lembrar/ (…)”. E mais não digo!

2. Voluntários, precisam-se! São ainda os ecos das Provas de Selecção, de 13 e 14 de Junho, onde nalguns aspectos as coisas não correram particularmente bem. Apesar dos vários apoios prestados, com particular destaque para o Clube de Orientação do Minho, o reconhecimento da falta de recursos humanos para montar uma prova daquelas – e que prova! – leva agora os responsáveis técnicos da Federação a lançar o desafio à comunidade orientista em busca de voluntários [leia AQUI
o ofício]. Assim, procuram-se monitores para o OriJovem, gestores de sistema informático, responsáveis pela marcação de pontos e voluntários para a confecção de refeições. Aqueles que sentirem vontade em voluntariar-se, mesmo não se enquadrando em alguma das áreas descritas, não devem deixar de o fazer. Para o efeito, têm à sua disposição o endereço electrónico dtn@fpo.pt ou o telemóvel 960 236 011 (António Aires). Prometida está uma experiência enriquecedora a todos os títulos.

3. Na sequência do 1º OriJovem em BTT, organizado na região de Torres Vedras nas férias da Páscoa, a Federação Portuguesa de Orientação decidiu dar continuidade à promoção da iniciativa. Aproveitando o período das férias grandes, está já agendado para Sesimbra, no período de 6 a 9 de Julho, o 2º OriJovem em BTT [consulte AQUI
o ofício
]. Tendo como objectivos contribuir para um aumento do número de praticantes jovens e ser um bom contributo para a melhoria técnica dos nossos praticantes, o 2º OriJovem em BTT é aberto a todos os interessados, dos 12 aos 18 anos, com ou sem experiência na modalidade. As inscrições, limitadas a um número máximo de 25 participantes e com um custo de € 30,00, estão abertas até 30 de Junho e podem ser feitas através do endereço orijovembtt@gmail.com.

4. É já no próximo dia 27 de Junho de 2009 que o COALA – Clube de Orientação e Aventura do Litoral Alentejano leva a efeito uma mostra de Orientação Nocturna no Parque Central de Vila Nova de Santo André. A iniciativa integra-se nas comemorações das Festas da Cidade 2009, tem início agendado para as 22h00 e agrupará os participantes em três escalões distintos (Masculinos, Femininos e Open). Cada um dos percursos terá uma componente de Micro-O, vertente da Orientação que potencia a capacidade técnica e de leitura do mapa do atleta, em detrimento da sua capacidade física e de corrida. O valor da inscrição tem o custo simbólico de € 2,00. Para mais informações consulte o ‘site’ do COALA em http://coala.com.sapo.pt/ ou através do e-mail
micro-o@orienta-te.com. E não se esqueça de levar a sua lanterna!

5. Chegada ao fim a Taça FPO Sul de Orientação Pedestre 2008/2009, é com enorme satisfação que se assinala a vitória de quatro atletas do Clube EDP no 'ranking' dos respectivos escalões. Mas não se trata de quatro atletas quaisquer. Armando Santos (Veteranos Masc III), Guida Santos (Veteranos Fem II), Catarina Santos (Seniores Fem B) e Carlos Lobo (Veteranos Masc B) são membros da mesma família e vêem agora a sua enorme dedicação e apego à modalidade ser coroada de êxito. Mais do que a vitória individual, é o triunfo dum colectivo muito especial que está em causa e, por acréscimo, dessa família mais vasta que é o Clube EDP. Motivo mais do que suficiente para o Orientovar render hoje uma justa homenagem à família Santos para quem vai, com inteiro mérito, o Louvor da Semana.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

2 comentários:

Luisa disse...

Parabéns ao Armando e à Guida e à s/ familia. Armando porque é não contas aquela história da bicicleta que tem como portagonista/desculpa a tua filha? acho que devias !!!

Que venham (ou se constituam .....) mais famílias para a Orientação.

É o "tal" desporto que dá tanto para caminhar de mochila às costas (c/ o lanche, claro!) c/ a familia calmamente, como a "abrir" para os campeões. Pelo meio fica todo um leque de "atletas a sério" e de "atletas mais ou menos" (onde me incluo, claro)que se divertem e que ajudam a fazer a grande "familia" que é a orientação.

Vitor disse...

É bonito sim senhor...Orientação o desporto para a Família... parabéns aos 4 campeões.