quarta-feira, 10 de junho de 2009

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...


1. Arraiolos está em festa. Em torno do mais representativo e genuíno artesanato do concelho, o mundialmente reconhecido Tapete de Arraiolos, “O Tapete Está na Rua” pretende mostrar, ao longo de dez dias, o que de melhor se faz naquele concelho do Distrito de Évora. A abertura teve lugar na passada sexta-feira, e o Clube GafanhOri preencheu uma boa parte do Pavilhão Multiusos de Arraiolos com o objectivo de dar a conhecer a Orientação. Por lá passaram os alunos das Escolas Primárias do concelho e da Escola Sénior do Mundo Rural, num total de 230 pessoas. Paralelamente, os responsáveis do GafanhOri desenvolveram actividades com jogos de simbologia e pontos cardeais, ofereceram manuais de Orientação aos participantes e distribuíram mapas e folhetos dos próximos eventos. No ‘stand’ do Clube não faltaram as imprescindíveis balizas em bordado de Arraiolos e ainda dois genuínos manequins, produzidos em conjunto por Fátima Pereira, Fernanda Rodrigues e Manuela Mariano, um envergando um fato de competição e outro o fato de treino. De parabéns está, ainda e sempre, o clube GafanhOri, incansável nesta verdadeira cruzada de levar o mais longe possível o desporto de todos nós.

2. Os preparativos para o POM2010 vão de vento em popa. No passado fim-de-semana, Carlos Monteiro deslocou-se ao terreno em mais uma tarefa de prospecção, acompanhado de Isabel Monteiro, António Neto e Rui Mora. “Neste momento temos já mapas concluídos das três primeiras etapas e do Sprint Nocturno, bem como a primeira versão dos percursos e pontos no terreno, trabalho efectuado pelo Rui Antunes”, adianta Carlos Monteiro. Colocar as fitas dos 68 pontos no terreno, validar esses pontos ou trazer do terreno propostas de mudança ao traçador de percursos, validar o trabalho de cartografia, validar a sinalética ou proceder ao ajustamento da localização dos pontos de forma a evitar dúvidas ou eventuais imprecisões, tal foi, genericamente, o trabalho da equipa. A “bola” passa agora, uma vez mais, para o lado do Cartógrafo e do Traçador, para que se proceda às melhorias e ajustamentos propostos. Entretanto trabalha-se já na 4ª etapa, procura-se obter as competentes autorizações e assegurar todos os apoios logísticos necessários, equacionando-se também a possibilidade de incluir no programa uma prova de Trail-O. O Boletim 2 será publicado em Julho e está assegurada a distribuição de folhetos da prova no EYOC, JWOC, WOC, Mundial e Europeu de BTT, Eslovénia, 5 Dias da Suécia, 5 Dias de Espanha e WMOC. “Grande nau, grande tormenta”, que o mesmo é dizer que o COC e Ginásio têm muito trabalho pela frente!

3. Fábio Solagaistua, o Presidente do Kaapora OC (Rio de Janeiro), traz-nos novidades da Orientação brasileira. Trata-se do SisFORJ, um Sistema de Gestão Desportiva adoptado pela Federação de Orientação do Rio de Janeiro que consiste, basicamente, numa ferramenta administrativa que vai desde a filiação de atletas e clubes, passando pelo controle total de uma competição, actualização do histórico individual dos atletas (participações em cursos e competições, por exemplo), controle de rankings e diversas outras funções. Visitantes, atletas, clubes, direcção da Federação, todos podem aceder ao sistema de forma ágil e eficiente. “Não sei se existe algo semelhante em Portugal, ou no resto da Europa”, interroga-se Fábio que, como usuário assíduo, se revela “encantado com essa novidade”. E deixa o convite a que cada um de nós se inscreva no sistema -
www.forj.com.br/sisforj - e, como visitante, possa ter uma breve noção. “Se houver algo semelhante por aí, me informe para eu conhecer”, conclui.

4. Chama-se “Omaps” e é a mais recente ferramenta do sempre espectacular World of O. Disponível desde o passado sábado em
http://omaps.worldofo.com, aqui se podem encontrar já perto de oito milhares de mapas de Orientação, na sua grande maioria traçados com as opções dos respectivos utilizadores. Mapas das grandes competições (WOC, EOC, NOC ou JWOC) ou dos melhores atletas da actualidade (Thierry Gueorgiou, Simone Niggli, Mats Troeng ou Øystein Kvaal Østerbø), os últimos adicionados, os mais vistos, os mais populares, de tudo se encontra neste verdadeiro mundo de cartas que é uma autêntica perdição. Na entrada “Portugal” descobrem-se 116 mapas, das passagens de Østerbø pelo POM’2006 à semana intensiva de Gueorgiou em Évora, em finais de Fevereiro último ou de Ruben Carnero Requena no recente Campeonato Ibérico de Ori-BTT em Ourém. Pelo magnífico trabalho desenvolvido, pontuado agora por mais este instrumento de capital importância para os amantes da Orientação, para Jan Kocbach vai, com a devida vénia, o Louvor da Semana.

[Montagem fotográfica a partir de elementos recolhidos do álbum do clube GafanhOri em
http://picasaweb.google.com/Gafanhori]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

1 comentário:

Maratona das Cataratas do Iguaçu disse...

Joaquim!
Estamos seguindo e lendo seu blog. Inclusive colocamos entre nossos favoritos. Convidamos você, para conhecer nosso blog. Se quiser seguir, para nos será um prazer.

Vem ae, uma das mais exuberantes corridas do planeta! (5 de julho de 2009) www.meiamaratonadascataratas.com.br

MSN MSN - meiamaratonadascataratas@hotmail.com