segunda-feira, 8 de junho de 2009

CAMPEONATO NÓRDICO NOC2009: O ÚLTIMO DIA DOS PORTUGUESES


No segundo dia do Campeonato Nórdico de Orientação Pedestre, a comitiva portuguesa voltou a não estar particularmente feliz. Mas se os resultados podem frustrar algumas expectativas, o aspecto competitivo é o que menos conta. O grande objectivo desta semana por terras da Finlândia centrou-se na aprendizagem e na aquisição de novas experiências e esse, de forma sólida e eficaz, foi amplamente alcançado.

Miguel Silva, Paulo Franco, João Dias, Marco Sequeira, Filipe Dias, Alexandre Alvarez, Vera Alvarez e Filipe Farinha. Com o apoio do CPOC e da Federação Portuguesa de Orientação, estes oito bravos chegaram à Finlândia na passada segunda-feira e assentaram arraias em Solvalla, nas instalações dos suecos OK 77. Treinaram nos mapas do Helsingin Suunnistajat, com pontos marcados por Juuso Metsala. Participaram em provas ao longo da semana – “na Finlândia há provas de Orientação todos os dias, reunindo mais de 100 participantes”, diz Paulo Franco – e, no final da semana, apesar do cansaço acumulado, rumaram a Salo para participarem nas provas abertas do Campeonato Nórdico.

Dos resultados de sábado já aqui demos conta. No que ao dia de ontem se refere, os nossos atletas voltaram a ter um comportamento discreto, valendo a oportunidade, sobretudo, para adquirirem mais experiência e ganharem o ritmo competitivo que só as grandes competições internacionais proporcionam. Os escalões abertos do NOC2009 viram disputada a prova de Distância Longa, com o escalão de Elite Masculina a ser inteiramente dominado pelos atletas finlandeses que ocuparam as dez primeiras posições. Triunfou Simo Martomaa (KR) em 1.04.15, com Paulo Franco a ser o melhor português na 31ª posição, com o tempo de 1.39.19. Imediatamente atrás de si classificaram-se Filipe Dias e Filipe Farinha, com registos de 2.19.17 e 2.38.15, respectivamente. Alexandre Alvarez e Miguel Silva foram desclassificados.

Em D15,Vera Alvarez foi 7ª classificada com 36.15, a 5.26 da vencedora, a finlandesa Johanna Von Frenckell (Raseborg). Marco Sequeira alcançou a 21ª posição em H21AL com o tempo de 1.19.54, a distantes 43.20 do primeiro classificado, o finlandês Ville Koponen (Lynx). Finalmente, João Dias terminou na 6ª posição no escalão H21C, com 1.11.25, quase duplicando o tempo do vencedor, o finlandês Mikko Hoikkala (KSF), que gastou 36.46.

Domínio sueco quase absoluto

O dia de ontem foi de festa no Campeonato Nórdico, com a disputa da sempre aguardada prova de Estafeta. A Suécia praticamente esmagou a concorrência, perdendo o lugar mais alto do pódio apenas no escalão W20 (juniores femininos). Na Elite Masculina, David Andersson, Emil Wingstedt e Peter Öberg cumpriram os três percursos de 6,1 km cada um em 1.31.21, vencendo com alguma surpresa a Suiça, onde pontificam Baptiste Rollier, Daniel Hubmann e Matthias Merz, e a equipa da casa, a Finlândia de Mats Haldin, Jörgen Wickholm e Tuomas Tervo. No sector feminino, também alguma surpresa na vitória sueca, com Linnea Gustafsson, Kajsa Nilsson e Helena Jansson a superiorizarem-se a Anni Maija-Fincke, Minna Kauppi e Merja Rantanen. Nos Juniores Masculinos os suecos Jerker Lysell, Jonas Leandersson e Kalle Johansson ficaram à frente dos… suecos (!), Anton Tynong, Gustav Bergman e Johan Runesson. Finalmente os Juniores Femininos, onde a Suécia não foi além da 4ª posição, numa prova ganha folgadamente pela Dinamarca de Emma Klingenberg, Ida Bobach e Signe Klinting.

Hoje o Campeonato Nórdico faz uma pausa, regressando amanhã para o terceiro dia de competição e com o grande aliciante do arranque da Taça do Mundo 2009. Uma grande jornada em perspectiva, pois.

Mais informações em
http://www.noc2009.fi/.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: