quinta-feira, 11 de junho de 2009

CAMPEONATO NÓRDICO NOC 2009: FINAL EM GRANDE DE DANIEL HUBMANN E MINNA KAUPPI


Chegou ao fim o Campeonato Nórdico de Orientação Pedestre NOC 2009. Os dois últimos dias assinalaram a abertura da Taça do Mundo, a competição esteve ao rubro e a Suécia voltou a afirmar-se como a grande dominadora da competição.

Dez medalhas de ouro em 16 possíveis, tal foi o pecúlio arrecadado pelos combinados suecos presentes em Salo, Finlândia, no Campeonato Nórdico de Orientação Pedestre. Se a primeira metade das provas tinha já evidenciado o enorme poderio dos suecos, as provas de Distância Média e de Sprint só vieram confirmar isso mesmo.

A prova de Distância Média assinalou a abertura da Taça do Mundo e Peter Öberg foi o grande vencedor, após apertado duelo com Thierry Gueorgiou (França) e Valentin Novikov (Rússia). Para o sueco esta é a segunda medalha de ouro nos Campeonatos (tinha vencido dois dias antes a prova de Estafeta) e a terceira em etapas da Taça do Mundo. Os suecos colocaram ainda Martin Johansson e Mattias Millinger no 5º e 6º lugar, respectivamente, ao passo que a “armada” suiça constituiu a grande desilusão, com Matthias Merz, o melhor classificado, a alcançar igualmente a 6ª posição (ex-aequo com o já referido Millinger e com o finlandês Tero Föhr).

Primeira vitória de Helena Jansson na Taça do Mundo

No sector feminino, Helena Jansson apresentou-se ao seu melhor nível, impondo-se categoricamente à norueguesa Marianne Andersen e à finlandesa Minna Kauppi. À semelhança de Öberg, Helena chegou novamente ao Ouro após a vitória na prova de Estafeta e alcança aqui a sua primeira vitória em etapas da Taça do Mundo. A primeira de muitas, certamente, a adivinhar pelas extraordinárias qualidades físicas e técnicas da jovem atleta. A grande surpresa – ou talvez não! - residiu no 10º lugar alcançado pela suiça Simone Niggli, ausente das competições por lesão desde o passado mês de Março e a surgir aqui já em grande forma.

Quanto aos Juniores Masculinos, é possível perceber o domínio esmagador da Suécia, com cinco atletas nas seis primeiras posições. Albin Ridefelt foi o vencedor. No sector feminino a vitória coube a Jenny Lönnkvist, com os dois lugares seguintes (e ainda as 5ª e 6ª posições) a serem ocupados por atletas da Suécia.

NOC 2009 encerra tal como começou

Etapa nº 2 da Taça do Mundo, a prova de Sprint encerrou o Campeonato Nórdico de Orientação Pedestre. Repetindo os resultados da etapa inaugural deste importante evento, Daniel Hubmann e Minna Kauppi foram os grandes vencedores, alcançando aqui a sua sexta vitória em etapas da Taçado Mundo. Menos de dez segundos separaram o suíço de Andrey Khramov (Rússia), o segundo classificado. Thierry Gueorgiou, Matthias Merz e Matthias Muller, estes dois últimos também suíços, ocuparam por esta ordem as posições imediatas. No sector feminino, a finlandesa Minna Kauppi impôs-se às norueguesas Anne Margrethe Hausken e Marianne Andersen, segunda e terceira classificadas, respectivamente. Simone Niggli – 35 vitórias na Taça do Mundo! - alcançou um sensacional quarto lugar enquanto a vencedora da véspera, Helena Jansson, foi a quinta classificada.

Nos escalões juniores, o domínio sueco foi de novo esmagador no sector masculino, com Jerker Lysell a levar de vencida a concorrência e a alcançar a sua segunda medalha de ouro no Campeonato, depois da vitória na estafeta do passado domingo. Nas senhoras, a vitória coube à norueguesa Britt Ingunn Nydal, quebrando em certa medida a supremacia das suecas.

A Taça do Mundo regressa dentro de aproximadamente três semanas (26 e 27 de Junho), em Oslo, com o O-Festivalen. Até lá a Orientação permanece em grande por terras da Finlândia, hoje com os Forssa Games [http://www.forssagames.fi/index_eng.html] e durante o fim-de-semana com a sempre espectacular Jukola [http://www.jukola2009.net/].


Mais informações em http://www.noc2009.fi/.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: