quinta-feira, 28 de maio de 2009

PELO BURACO DA FECHADURA...


O fim-de-semana aproxima-se a passos largos e, com ele, o Campeonato Nacional Absoluto 2009. Com a ajuda de Carlos Cardoso, o Director da Prova, espreitamos pelo buraco da fechadura esta que é a derradeira prova da Taça de Portugal 2008 / 2009 e a última grande final da temporada.

O Campeonato Nacional Absoluto de Orientação Pedestre 2009 irá decorrer em Landeira, Vendas Novas, nos dias 30 e 31 de Maio. Trata-se da 7.ª edição da prova anual que visa atribuir o mais importante título competitivo nacional no final de cada época desportiva e é uma prova pontuável para o 'ranking' da Taça de Portugal de Orientação Pedestre 2008 / 2009.

Em terreno apresentado como sendo predominantemente do tipo montado, em áreas com boa visibilidade, de fácil corrida e com algum relevo, o primeiro dia constará de uma prova de Distância Média, pontuável para a Taça de Portugal e servirá também para apurar os finalistas (Final A). O segundo dia, em prova de Distância Longa, constará da Final A e percursos para todos os escalões de formação e competição. De salientar que têm acesso à final A os 60 atletas melhor classificados (elegíveis) na prova do primeiro dia.

Para nos falar disto e de muitas outras coisas, o Orientovar foi ao encontro do Clube de Praças da Armada, entidade organizadora, e conversou com o seu Presidente da Direcção, Carlos Ribeiro Cardoso, que é também o Director deste importante evento.



Orientovar - Como é que o Clube de Praças da Armada encara a responsabilidade de organizar a última grande final da temporada?

Carlos Cardoso - Sendo o maior desafio que nos foi colocado em termos de Orientação Pedestre, encaramos a Organização com uma grande responsabilidade por um lado e, por outro, vendo nela uma forma de prestigiar o Clube, os seus atletas e a sua massa associativa.

Orientovar - Quais os principais passos dados até ao momento e as dificuldades sentidas?

Carlos Cardoso - Os principais passos dados foram a elaboração dos mapas e a preparação de toda a logística para a prova, tendo sido fundamental o apoio da autarquia. As dificuldades sentidas prendem-se com o facto de não termos conseguido apoio de entidades privadas e os contratempos que nos foram aparecendo ao longo destes dois anos e tal de preparação e que foi preciso vencer.

Orientovar - Que meios estão envolvidos na Organização do evento e quais os apoios mais significativos?

Carlos Cardoso – Estão naturalmente envolvidos todos os meios logísticos necessários para colocar em funcionamento uma prova desta envergadura. Além do apoio imprescindível dos proprietários, a Câmara Municipal de Vendas Novas, a Junta de Freguesia da Landeira e o Sporting Clube da Landeira são os apoios mais significativos.

Orientovar - Do ponto de vista da competição, que atractivos encerra o Campeonato Nacional Absoluto 2008 / 2009?


Carlos Cardoso - O atractivo principal será, sem dúvida, saber-se quem é o Campeão Nacional da 7ª edição do Campeonato Nacional Absoluto entre os 60 finalistas apurados e nos moldes regulamentados para a presente época, e ao mesmo tempo contar para a Taça de Portugal.


Orientovar - À margem dos Nacionais, gostaria de detalhar outros motivos de interesse que façam as pessoas rumar a Vendas Novas?

Carlos Cardoso - Bem, a prova é no concelho de Vendas Novas, mas o centro de eventos irá decorrer na Freguesia de Landeira. Além da própria freguesia ser um atractivo para os atletas passarem um final de Sábado, uma noite com musica ao vivo e uma manhã de Domingo em actividade, terão a possibilidade de desfrutar de dois mapas de boa qualidade para a prática de Orientação.


Orientovar - Pedia-lhe que partilhasse connosco o seu maior desejo?

Carlos Cardoso - O maior desejo de toda a equipa que vem trabalhando neste projecto é, sem dúvida, que a prova corra bem e que os atletas, no domingo à tarde, saiam satisfeitas da ultima prova do Campeonato, com vontade de voltar à Landeira e de participarem numa próxima prova a ser organizada por nós.

Para mais informações consulte a página oficial da prova em
http://www.clubepracasarmada.pt/cpa_orientacao.htm.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: