sexta-feira, 22 de maio de 2009

O ARRANQUE DOS NACIONAIS DE DESPORTO ESCOLAR


Setúbal recebe, de hoje e até domingo, os Campeonatos Nacionais de Desporto Escolar 2009, colocando simultaneamente em prova quadros competitivos de 15 modalidades. Com duas Vice-Campeãs do Mundo em acção, a Orientação ocupa um lugar de destaque nos Campeonatos.

Actividades Rítmicas Expressivas, Andebol, Atletismo, Badminton, Basquetebol, Canoagem, Futsal, Golfe, Natação, Rugby, Ténis, Ténis de Mesa, Voleibol, Xadrez e, naturalmente, Orientação, irão pôr em acção cerca de 2300 alunos e professores de escolas de todo o País, apurados das respectivas Fases Locais e Regionais de competição. São os Campeonatos Nacionais de Desporto Escolar 2009, os quais têm a assinatura do Gabinete Coordenador do Desporto Escolar da Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, através da Direcções Regionais de Educação do Centro e de Lisboa e Vale do Tejo e da Equipas de Apoio às Escolas de Coimbra e da Península de Setúbal Sul.

No que ao Campeonato Nacional de Orientação diz respeito, este reger-se-á pelo Regulamento Geral de Provas e Regulamento Específico de Orientação emitidos pela Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular – Desporto Escolar, em conformidade com as regras oficiais da Federação Portuguesa de Orientação.

As provas terão lugar na Herdade da Gâmbia e Parque do Bonfim, em Setúbal, contando com o apoio da Federação Portuguesa de Orientação, GDU Azóia e Herdade da Gambia. Na competição, destinada ao escalão etário de Iniciados e Juvenis - masculinos e femininos, participam alunos matriculados em estabelecimentos de educação e ensino oficial e particular, aderentes ao Programa do Desporto Escolar 2007/2009, apurados nos respectivos Campeonatos Regionais. Cada equipa é constituída por 3 a 5 alunos enquanto, a título individual, participarão dois alunos apurados por cada Região em cada escalão.

Competição ao mais alto nível

Lançando o olhar pelos escalões de competição e respectivos participantes, é sem surpresa que assistimos à presença de praticamente todos os grandes nomes da Orientação jovem nacional. O quadro competitivo de Iniciados Femininos é o mais concorrido, contando com 33 participantes. Vera Alvarez (EB 2,3 Sarrazola) e Inês Catalão (EB 2,3 Cunha Rivara) atraem sobre si naturais atenções, elas que ostentam o título de Vice-Campeãs do Mundo de Desporto Escolar 2009. Mas é também possível perceber aqui nomes como os de Catarina Dias (ERD "A Ribeirinha"), Inês Domingues e Ana Tereso (EB 2,3 Guilherme Stephens), Nadia Silva (EB 2,3 Sarrazola), Diana Prates, Joana Palhinha, Rute Coradinho, Teresa Maneta e as gémeas Ana e Sofia Anjos, estas seis últimas da EB 2,3 Cunha Rivara, garantindo muita luta e emoção pelos títulos nacionais.

Luís Silva (ES Pinhal Novo), Miguel Ferreira (ES Palmela) e o Campeão Nacional de 2008, João Salgado (EB 2,3 Cunha Rivara) são, quiçá, os nomes mais sonantes dentre os 29 participantes no escalão de Iniciados Masculinos. Ao seu lado poderemos perceber, entre outros, Marcelo Aguiar (ES Estarreja), Sérgio Duarte (ES Maximinos), Oleksandr Zaikin (ES Palmela) e os quatro atletas da EB 2,3 Cunha Rivara, João Marques, Pedro Rosado, João Pereira e Gonçalo Pereira. Quanto aos Juvenis Femininos, num lote de 27 participantes, é verdadeiramente notável o número e valor dos pretendentes ao título nacional: Joana Costa e Isabel Sá (ERD “A Ribeirinha”), Mariana Moreira (ES Santa Maria), Ana Coradinho (EB 2,3 Cunha Rivara) e ainda as Campeãs Nacionais de 2008, Rita Rodrigues e Inês Pinto (ambas da EB 2,3 Cunha Rivara), Margarida Colares (ES Santa Maria) e Ágata Cerqueira (ERD “A Ribeirinha”). Finalmente, no escalão de Juvenis Masculinos, entre 31 participantes, nomes como os de Paulo Falcão (EB 2,3 Cunha Rivara), Rafael Miguel (ES Estarreja), João Delgado e Hélder Marcolino (ERD “A Ribeirinha”), Mykola Zaikin (ES Palmela) e o quinteto de luxo da ES Pinhal Novo - Miguel Mouco, Bruno Jesus, Ricardo Reis, Fábio Silva e Paulo Pereira, este último Campeão Nacional no ano transacto – garantem igualmente enorme qualidade e competitividade.

Campeonatos Universitários

Simultaneamente terão lugar os Campeonatos Universitários, estes com um quadro competitivo bem mais reduzido. Patrícia Casalinho (AEISCTE) no sector feminino e Miguel Silva e Jorge Fortunato (ULisboa), João Ferreira (FMH) e Paulo Franco (AEIST) no sector masculino, são os principais nomes em prova.

O Programa distribui-se por duas provas de Distância Média, ambas com início às 9h00 de sábado e domingo na Herdade da Gambia (para os Campeonatos Universitários apenas no sábado). Com carácter extra-competição, existirá uma prova de Estafetas em parque, na tarde de sábado, pelas 16h30. Esta prova será eminentemente de convívio, sendo as equipas compostas por 4 alunos, um de cada escalão etário/sexo e de comitivas distintas.

Para mais informações consulte
http://www.nacionaissetubal2009.org/orientacao.html.

[Foto gentilmente cedida por Ricardo Chumbinho]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: