terça-feira, 12 de maio de 2009

NACIONAIS DE SPRINT E DISTÂNCIA MÉDIA 2008 / 2009: O BALANÇO DOS CAMPEONATOS


No “lavar dos cestos”, Nuno Evangelista, em nome da Associação 20 Km Almeirim, traça um balanço sucinto daquilo que foram os Campeonatos Nacionais de Sprint e de Distância Média 2008 / 2009.


De uma forma geral os Campeonatos Nacionais de Sprint e Distância Média, embora com algumas condicionantes e imponderáveis pelas quais pedimos desculpa, decorreram dentro do espectável. Enumeramos aqui o atraso nas partidas na Distância Média e a impossibilidade de cumprir o programa estabelecido por via do mau tempo que se fez sentir no Sábado. Principalmente a actividade de Trail-O programada, foi de facto tremendamente injusto ver aqueles atletas viajarem imensos quilómetros e imperativamente, com muita mágoa, terem sido forçados a regressar sem a satisfação das expectativas que naturalmente fervilhavam nos seus sentimentos .

Desta experiência retiram-se obviamente muitas ilações e novas aprendizagens para o futuro. Aspectos positivos e negativos encontra-los-emos sempre, e de forma racional há que os interpretar extensivamente, advindo dessas experiências vividas os factores preponderantes para a evolução em novos desafios.

Qualificar o que representou para nós, globalmente, pôr em prática todo o processo, traduz-se objectivamente em muito empenho, dedicação e entusiasmo como não poderia deixar ser, mas também noutro extremo, dificuldades, alguns erros, demarcações, posicionamentos, que assertivamente apresentamos de forma clara e transparente.

Do ponto de vista competitivo existiram grandes e intensos “duelos” entre os atletas, decidindo-se os vencedores, com margens bastante escassas de vantagem para os mais directos adversários, nos principais escalões. Parabéns a todos pela grande qualidade evidenciada. Muitas dissertações poderíamos incluir para medir todo um trabalho efectuado, que interiormente surgem , reaparecendo à medida que o tempo avança, mas que sucintamente se traduz na alegria que foi receber-vos, amigos orientistas, em Almeirim.

Na premissa de que continuaremos a lutar pelo desenvolvimento da modalidade, cujo elemento volitivo nos acompanhará sempre.

A Associação 20km de Almeirim agradece a todos quanto participaram nos Campeonatos Nacionais de Sprint e Distância Média, esperando que se tenham sentido bem entre nós.

Nuno Evangelista

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
..

1 comentário:

Ana disse...

Embora com algumas falhas, penso que a Associação 20 km de Almeirim está de parabéns, não só por tudo aquilo que nos proporcionou, como por tudo o que tinha planeado e não se concretizou, devido ao temporal. Na realidade, a tarde de sábado, prometia ser uma tarde espectacular e tornou-se numa enorme desilusão. A Natureza prega-nos destas partidas e só nos mostra quão pequenos e insignificantes somos…. Mas, mais lamentável foi não haver nenhum restaurante em Almeirim que reunisse condições para proporcionar uma refeição de “Sopa da Pedra” a esses atletas que, com tanta dificuldade, se deslocaram de tão longe. E, já agora, será que há neste país muitas salas de espectáculos, cinemas, exposições, etc…que reúnam condições para receber pessoas assim?