segunda-feira, 4 de maio de 2009

NACIONAIS DE ORI-BTT 2009 E V CAMPEONATO IBÉRICO: ESTAFETAS ENCERRAM PROGRAMA


Terminaram da melhor forma os Campeonatos Nacionais de Orientação em BTT 2009 e V Campeonato Ibérico. Aguardada com natural expectativa, a Estafeta acabou por atribuir os restantes títulos nacionais naquele que foi, até à data, o mais completo evento de Orientação em BTT realizado em Portugal.

Distância Longa, Distância Média, Sprint, Estafetas, Títulos Nacionais, Títulos Ibéricos e Escalões Extra-Competição. Foram estes os ingredientes dos Campeonatos Nacionais de Orientação em BTT 2009 e V Campeonato Ibérico que, de 1 a 3 de Maio, animaram Casal dos Bernardos e Ribeira do Fárrio, no concelho de Ourém. A organização, a cargo do CAOS – Clube de Aventura e Orientação de Sintra, deixou para o último dia de provas a Estafeta, a qual decorreu em ambiente de grande competitividade e animação.

A prova registou a presença de 67 equipas de nove escalões diferentes e, nas contas finais, os principais candidatos à vitória acabaram por saber impôr as suas mais-valias. Começando pelos escalões Seniores, a vitória do Clube de Orientação do Centro em ambos os sectores não sofre contestação. No sector masculino, Paulo Alípio, Joel Morgado e Daniel Marques confirmaram o seu enorme favoritismo e venceram confortavelmente, apesar da intensa luta movida por DA Recardães (com João Ferreira a fazer parelha com Miguel Caçador e o espanhol Juan José Vasquez) e .COM (Davide Machado, Miguel Pires e Jorge Fernandes), respectivamente segundo e terceiro classificados. No sector feminino, COC, CN Alvito e GDU Azóia travaram um “jogo a três mãos”, com a turma leiriense a impor-se graças às performances de Marisa Barroso, Luísa Mateus e Anabela Vieito.

Capitaneada por João Mega Figueiredo [na foto], um dos nomes grandes destes Campeonatos, a turma do Clube da Natureza de Alvito levou de vencida, com relativa facilidade, a turma do COA, arrebatando o título nacional de Juvenis Masculinos. Quanto aos Juniores Masculinos, a vitória coube ao COC, no fundo a única equipa a concurso neste escalão.

No tocante aos escalões mais avançados, o CN Alvito (Inácio Serralheiro, Nuno Patrício e Leandro Silva) triunfou em Veteranos Masculinos I, depois de intensa luta com o DA Recardães. Em Veteranos II, a vitória sorriu às cores do Clube EDP (Paulo Pedro, Armando Santos e José João Moura). Finalmente, no escalão de Veteranos Femininos I, a vitória coube à turma do Académico de Torres Vedras (Sónia Saramago, Filomena Gomes e Maria Amador), única equipa a concurso.

Consulte os resultados completos em
http://www.107caos.com/cn-o-btt09/resultados/Resultados_Estafetas.html.

[Foto gentilmente cedida por João Vítor Alves]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

1 comentário:

Luis Tenreiro disse...

Só uma pequena deixa: a segunda equipa do COC em séniores masculinos (Luis Pires, Carlos Antunes e Rui Pires) terminou em terceiro lugar à geral e em segundo nos portugueses. Só ficou de fora do pódio porque o regulamento não permite que duas equipas do mesmo clube subam ao pódio.

Cumprimentos