sexta-feira, 1 de maio de 2009

NACIONAIS DE ORI-BTT 2009 E V CAMPEONATO IBÉRICO: OPTIMUS VICI!

.
Natural supremacia dos favoritos e domínio avassalador da turma portuguesa no duelo ibérico foram os factos mais relevantes da primeira etapa do Campeonato Nacional de Orientação em BTT 2009 e V Campeonato Ibérico.

Ribeira do Fárrio (Ourém) foi palco da prova de Distância Longa que abriu os 11º Campeonatos Nacionais de Orientação em BTT e V Campeonato Ibérico. Organizada pelo CAOS – Clube de Aventura e Orientação de Sintra, a prova contou com um total de 296 participantes, distribuídos por escalões de competição, formação e abertos. Em disputa os títulos nacionais de Distância Longa dos escalões de Juvenis, Juniores, Seniores, Veteranos I e Veteranos II e ainda os títulos ibéricos de Jovens, Seniores e Veteranos.

Fazendo jus a um dos lemas do evento – “optimus vici” - os favoritos fizeram vincar as suas qualidades, impondo-se aos seus adversários. Foi assim com Daniel Marques (COC), a atravessar excelente momento de forma, levando de vencida a concorrência na Elite Masculina com o tempo de 1.40.16 e conquistando o 9º título nacional e o 6º título ibérico da sua carreira. Na Elite Feminina, Susana Pontes (CPOC / Loja das Bicicletas) teve de “suar as estopinhas” para chegar à vitória no plano interno, ante uma aguerrida Maria Amador (ATV). Melhor esteve a espanhola Susana Arroyo Schnell, que conquistou um sempre apetecido título ibérico (aliás, o único conquistado pela Espanha no primeiro dia deste Portugal - Espanha), embora a vencedora do escalão tenha sido a britânica Emily Benham.

Quanto aos mais jovens, João Mega Figueiredo (CN Alvito) chegou ao título de Juvenis, enquanto João Ferreira (DA Recardães) e Ana Filipa Silva (CPOC ( Loja das Bicicletas) acumularam os títulos nacionais de Juniores com os títulos ibéricos de Jovens. Finalmente, no que aos Veteranos diz respeito, José Marques (CP Armada) e Ana Gomes (COA) "repetiram a dose", levando para casa os títulos nacionais de H/D35 e ibéricos de Distância Longa.

No quadro de vencedores dos Campeonatos Nacionais de Distância Longa, referência ainda para os títulos de Rui Botão (CPOC / Loja das Bicicletas) em H40, António Neves (Lebres do Sado) em H45, Luísa Mateus (COC) em D45 e Albano João (COC) em H50. Estes resultados são a confirmação das excelentes prestações ao longo da temporada e a repetição de vitórias em anos anteriores, à excepção de Albano João, aqui numa muito saudada estreia absoluta.

No que ao V Campeonato Ibérico diz respeito, mencionados que foram os vencedores deste primeiro dia, resta dizer que o resultado configura aquilo que vaticinara Tiago Lopes, o Director da Prova, ao falar em “domínio avassalador”: Portugal – 57; Espanha – 51. Amanhã, no segundo de três intensos e emotivos dias, o programa não podia ser mais aliciante. Pela fresquinha, terá lugar a prova de Distância Média que, em simultâneo, consagrará os respectivos campeões nacionais e encerrará o V Campeonato Ibérico. Da parte da tarde, a partir das 17h00, irá para o terreno o Campeonato Nacional de Sprint.

.
[resultados completos em
http://www.107caos.com/cn-o-btt09/resultados/resultados_escaloes_longa.html]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: