domingo, 24 de maio de 2009

IV OPEN DE ORIENTAÇÃO DO ATV: RUI BOTÃO E SUSANA PONTES TRIUNFAM EM TORRES VEDRAS


Centro de uma intensa vida comercial e industrial que a torna um dos pólos mais modernos e importantes do Oeste, Torres Vedras recebeu este fim-de-semana o IV Open de Orientação do ATV.

Da luminosa Quinta das Lapas aos escuros recantos do Castelo medieval e terminando com uma correria louca pelo centro do vizinho concelho da Lourinhã, tal foi, resumidamente, o roteiro proposto pelo Académico de Torres Vedras aos quase duzentos participantes no seu IV Open de Orientação. Prova Regional Sul de Orientação pedestre a contar para a Taça da Federação Portuguesa de Orientação, o evento distribui-se por três atractivas etapas, com um programa aliciante que procurou juntar à vertente desportiva, aspectos eminentemente culturais e sociais. Pena foi o baixo índice de participação – apenas 64 atletas nos escalões de competição -, com a organização a ser fortemente penalizada pela realização em simultâneo dos Nacionais de Orientação de Desporto Escolar e dos Campeonatos Universitários, ali bem próximo, em Setúbal.

Um sábado bem recheado

Monte Redondo assistiu ao início do evento, com a primeira etapa a terminar na Quinta das Lapas, uma das mais belas da Região e cujo conjunto de casas e jardins representa um dos exemplos mais significativos da arquitectura civil barroca, inspirada em modelos eruditos do renascimento italiano. Rui Botão e Susana Pontes, ambos do CPOC, foram os vencedores no escalão de Seniores M/F A enquanto Fidel Conde (COC) e Joana Moutela (Ori-Estarreja) triunfaram em Seniores M/F B. Nos escalões de Veteranos I, vitórias de Bruno Silva (ADFA) e Erminia Farenfield (CAOS), enquanto Mário Marques (COA) e Helena Lopes (CIMO) triunfaram em Veteranos II e Manuel Dias (Individual) levou de vencida o escalão de Veteranos III.

Com um prenúncio de trovoada no horizonte, a prova nocturna levou os orientistas até ao castelo setecentista, com a Torre de Menagem a servir de ponto alto. Numa mapa muito técnico e a exigir redobradas atenções, Rui Botão e Susana Pontes repetiram os triunfos da etapa da manhã, o mesmo sucedendo com Bruno Silva e Mário Marques nos escalões respectivos. Nuno José Almeida (COALA) e Sílvia Delgado (CP Telecom) foram desta feita os vencedores em Seniores M/F B. Alexandra Coelho (CPOC) triunfou em Veteranos Femininos I, Ana Carreira (Individual) venceu em Veteranos Femininos II e Acácio Porta Nova (Individual) foi desta feita o vencedor em Veteranos Masculinos III.

Triunfos para todos os gostos

Tudo em aberto para a derradeira prova, na manhã de hoje, na Lourinhã. Partida simultânea, três mapas distintos para um mesmo percurso, naquilo que a organização definiu como “estafeta de um atleta”, a etapa foi um estrondoso divertimento, tão do agrado de todos. Rui Botão e Susana Pontes voltaram a levar a melhor sobre a concorrência e sagraram-se naturais vencedores deste IV Open de Orientação do ATV. Também Nuno José Almeida e Sílvia Delgado repetiram as vitórias da véspera à noite no que aos Seniores M/F B diz respeito, levando de vencida o Troféu.

Nos escalões de Veteranos também não houve grandes surpresas. Bruno Silva fez jus ao ditado de que “não há duas sem três”, triunfando em Veteranos Masculinos I. As vitórias de Alexandra Coelho e de Ana Carreira, nos respectivos escalões, permitiu-lhes a subida ao lugar mais alto do pódio nesta etapa e no Troféu. Mário Santos (COC) foi o vencedor em Veteranos Masculinos II, mas Mário Marques granjeou os pontos necessários e suficientes para se “abotoar” com o Troféu. Finalmente, em Veteranos Masculinos III, Manuel Dias (Individual) repetiu o triunfo da primeira etapa, embora o triunfo no Troféu tenha ido parar à posse de Jorge Santos (CP Telecom). Uma última referência para as vitórias neste IV Open de Orientação do ATV para Pedro Bilé (CIMO) e Ana Mineiro (CPOC) em Infantis, para Inês Mineiro (CPOC) em Juvenis e para José Pedro Morais (Individual) e Lucinda Valente (Ori-Estarreja) em Veteranos M/F B. Colectivamente triunfou o CPOC com 1986,2 pontos, com larga vantagem sobre o CAOS (1121,9 pontos) e o Ori-Estarreja (612,1 pontos), respectivamente segundo e terceiro classificados.

Consulte os Resultados Completos em
http://www.atv.pt/eventos/pagina/?eid=358&id=83 e veja as fotos do segundo dia de provas na Lourinhã em http://www.flickr.com/photos/claudiotereso/sets/72157618709173879/detail/.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: