segunda-feira, 25 de maio de 2009

I OPEN DE ORI-BTT AMIGOS DA MONTANHA: DAVIDE MACHADO LEVA A MELHOR EM PALME


Apostando na divulgação de um desporto que procura ir ao encontro dos amantes da Orientação e da BTT, a Secção de Orientação dos Amigos da Montanha levou a cabo, na manhã de ontem, o seu I Open de Orientação em BTT.

Comentando para o Orientovar as incidências duma jornada pioneira para a popular colectividade de Barcelinhos, Adélio Gouveia começa… pelo princípio: “Os ponteiros marcavam as 9h00 quando os cerca de 50 participantes se começaram a concentrar no Largo da Capela do Senhor dos Aflitos, em Palme – Barcelos. Nesta altura os elementos da organização ultimavam preparativos, conferindo as inscrições, finalizando o local das partidas e local das chegadas, testando os percursos ou entregando a todos uma pequena lembrança, no caso concreto um galinho de Barcelos.” Pois claro! Até que, “às 10 horas tudo estava pronto para a partidas dos primeiros atletas, com uma montanha de aventuras em plena natureza à sua frente por descobrir.”

A prova desenrolou-se numa zona de floresta, com os participantes distribuídos por dois escalões apenas - OPT2 e OPT3. Lembrando que estavam igualmente previstos percursos para os escalões de Iniciação e OPT1, Adélio Gouveia referiu que os mesmos “foram postos de parte por serem muito fáceis”. Os atletas tiveram oportunidade de pôr à prova as suas qualidades e capacidades técnicas e físicas, descobrindo os respectivos pontos de controlo no seio dum espaço natural de grande beleza.

.

No escalão mais exigente, a vitória sorriu com toda a naturalidade a Davide Machado. O atleta do .COM – Clube de Orientação do Minho, uma das grandes revelações da época orientista nacional (Pedestre e BTT), gastou 1.02.34 a concluir o seu percurso, deixando o segundo classificado, Guilherme Martins (Às 11 no Farol) a distantes 29.28. Rui Silva e Jorge Fernandes, igualmente do .COM, concluíram nas posições imediatas com os tempos de 1.33.04 e 1.40.00, respectivamente. No escalão de OPT 2 venceu a dupla Miguel Novais / Paulo Félix (Individual), com um registo de 1.14.16.

No final, Adélio Gouveia era um homem feliz: “Todos foram unânimes em classificar este dia com um excelente momento de aventura e em incentivar os responsáveis dos Amigos da Montanha a prosseguir com a organização deste tipo de provas”.

[fotos gentilmente cedidas por Adélio Gouveia. Veja a Reportagem Fotográfica completa AQUI
]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

1 comentário:

Paulo Pt disse...

grande baptismo o meu, deu direito a capotar pela frente da bicla e tudo,
vou-me ficando pelo pedestre...

parabens aos AM, boa prova.