quarta-feira, 27 de maio de 2009

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...


1. "Mais do que uma prova, mais do que um dia de desporto, uma grande homenagem..." É desta forma que o COAC – Coruche Outdoor Adventure Club lança o I Troféu Arménio Felismino, prova de Orientação Nocturna que terá lugar no dia 18 de Julho de 2009 e que marcará o encerramento do III Troféu Ori-Alentejo. O “site” oficial da prova acaba de ser colocado “on-line” - http://www.coaclub.com/trofeuarmenio09 - e nele se pode perceber que foi esta a forma encontrada pelo COAC para prestar uma “pequena homenagem” a Arménio Felismino [na foto, no lugar mais alto do pódio], “Homem e Desportista” nascido em 1 de Agosto de 1975 e que a crueldade e injustiça da vida separou dos vivos aos 32 anos de idade. Para além da Prova Urbana Nocturna, o programa do evento contempla ainda um passeio pedestre durante a manhã a ligar as duas freguesias onde o Arménio passou grande parte da sua vida (Erra e Lamarosa) e um jogo de futsal entre o CAD Coruche e os "Amigos do Arménio". Aceite o apelo do COAC e “venha homenagear o Arménio Felismino nas várias actividades realizadas ao longo do dia.”

2. Há alguns dias atrás, acompanhámos aqui no Orientovar a efémera participação da GLOBAZ.PT - Polisport nessa duríssima prova de Corridas de Aventura que foi o Bimbache Extrem Castilla y León 2009. Pois bem, o Bimbache chegou ao fim com a vitória da turma finlandesa da Multisport.fi, seguida dos suecos da Team Explore e dos franceses da Team Vibram Sport 2000. A acompanhar a prova esteve um observador muito especial, nem mais nem menos que o neo-zelandês Geoff Hunt, director da AR World Séries, a Liga Internacional de Corridas de Aventura. “Segui o Bimbache durante toda a semana e pude comprovar o bom trabalho de Antonio de la Rosa e da sua organização”, assegurou Hunt, acrescentando que “as paisagens de Castilla y León são maravilhosas e a eleição do percurso foi magnífica”. Como consequência desta excelente impressão causada pela edição 2009, Geoff Hunt e Antonio de la Rosa celebraram em Aguilar de Campoo o acordo para a realização do Campeonato do Mundo (AR World Championship) de 2010. “Falta um ano para definir os percursos e as datas exactas mas tudo faremos para que o mundo descubra os mais espectaculares lugares das terras de Castilla y León”, garantiu Antonio de la Rosa.

3. O Grupo Desportivo 4 Caminhos está de parabéns. Não é todos os dias que vemos a Orientação ser falada na imprensa, mas a verdade é que a popular colectividade da Senhora da Hora foi “assunto de notícia”, na passada sexta-feira, do caderno “Região Norte” do Jornal A Bola. Da autoria de Cynthia Valente, a Reportagem a quatro colunas dá a conhecer um clube que “nasceu ligado ao… futsal”. Assumindo as despesas da conversa, Fernando Costa traça uma panorâmica geral sobre o seu clube, dos títulos alcançados e das particularidades da modalidade, aos estrangeiros que periodicamente representam o GD4C e ao apoio ao Desporto Escolar, passando ainda por essa interessante opinião de que “a adesão [à modalidade] no Norte é mais fraca, as pessoas do Sul são mais abertas à natureza”. O Presidente do Grupo Desportivo 4 Caminhos lamenta apenas a falta de visibilidade da modalidade em Portugal. Que seria maior ainda se não houvessem pessoas como ele, capazes de “mover montanhas” por um pedacinho de atenção – e de respeito, digo eu! – para com a Orientação.

4. Quinze modalidades e quase dois mil e quinhentos participantes, oriundos de estabelecimentos de ensino de todo o País. Tais foram os números dos Campeonatos Nacionais de Desporto Escolar que decorreram em Setúbal, no passado fim-de-semana. À enorme energia e entrega, souberam acrescentar os jovens o indispensável “fair-play” que a todos uniu na máxima “mens sana in corpore sano” (“alma sã em corpo são”). O Orientovar não pode deixar de relevar aqui tão extraordinários momentos, enviando uma saudação muito especial a todos estes jovens, sem excepção, e a eles atribuindo, com profunda emoção, o Louvor da Semana!

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

1 comentário:

Ricardo Telmo disse...

Deixo aqui 1 abraco a todos elementos do GD4caminhos, e especialmente ao Fernando costa, que luta de forma abnegada em prol da Orientacao na regiao do porto e no pais em geral.
1 exemplo na promocao da modalidade!

Ricardo fernandes