quarta-feira, 13 de maio de 2009

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...


1. Daniel Marques está imparável e volta a competir no estrangeiro no próximo fim-de-semana. Desta feita, o atleta do COC estará em Sesto Calende – Taino, nos Campeonatos Nacionais de Itália de Orientação em BTT, uma organização do 0055 Fitmonza Orienteering Team e pontuável para o ‘ranking’ mundial da especialidade. Tal como na Hungria, esperam-se duas provas bastante competitivas (Sprint e Distância Média), estando já confirmadas as presenças de alguns dos maiores nomes da elite mundial, casos dos suíços Simon Seger e Beat Schaffner, dos russos Viktor Korchagin e Maxim Zhurkin, do francês Mathieu Barthélemy ou dos austríacos Tobias Breitschädel, Andreas Rief, Christian Gigon ou Kevin Haselsberger. Este facto, só por si, aumenta consideravelmente o sistema de pontuação da prova e irá constituir uma boa oportunidade para o atleta português melhorar o seu actual 35º lugar no ‘ranking’ mundial e amealhar mais alguns pontos para a Taça do Mundo. Poderá acompanhar os desenvolvimentos da prova em http://www.0055.org/gare/info_gara.asp?id_gara=2.

2. Foi mesmo muito bonito. Chamados um a um, os nossos 40 representantes nos Mundiais de Orientação de Desporto Escolar ISF Madrid 2009 e alguns dos seus professores receberam a merecida homenagem no final dos Campeonatos Nacionais de Distância Média, no passado domingo, em Almeirim. O enorme atraso na entrega de prémios dos Campeonatos fez com que muita gente desmobilizasse precocemente e a moldura humana ressentiu-se disso mesmo. Mas os presentes não regatearam aplausos, ovacionando os nossos atletas ao longo de toda a cerimónia e demonstrando o enorme orgulho e carinho com que todos vemos, vivemos e sentimos as suas proezas e a firme certeza num risonho futuro da nossa Orientação.

3. Sempre gostou de caminhar e os largos quilómetros que separam S. Pedro da Gafanhoeira da sede do concelho, Arraiolos, nunca foram problema para ela, palmilhados vezes sem conta nas deambulações duma vida. Solteira e boa rapariga, quem a conhece diz que é uma excelente profissional no Centro de Dia da Gafanhoeira, exímia na cozinha e está sempre rodeada de enormes tapetes que vai bordando nos seus tempos livres. Agora mais escassos, partilhados que são com os treinos de Orientação, na companhia de novos e menos novos. Falamos de Maria Bolas [na foto], um dos nomes queridos do Clube GafanhOri, tocada pela magia da Orientação aos 60 anos de idade. Na Herdade dos Gagos (Almeirim), no passado domingo, foi dela o título nacional de Distância Média 2008 /2009, no escalão D60. Com inteiro merecimento, refira-se. Pelo enorme exemplo de coragem, abnegação, disponibilidade e alegria de viver, para Maria Bolas vai, com o tributo da maior admiração, o Louvor da Semana.

[foto gentilmente cedida por Tiago Aires]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

2 comentários:

Ana disse...

Os meus mais sinceros parabéns à Maria Bolas a cuja chegada, na prova de Domingo, tive oportunidade de assistir, pois estando eu à espera da entrega de prémios, começo a ver, de repente, gente a correr de todos os lados na direcção das chegadas e a chamar: Maria Bolas! Maria Bolas! Eram os atletas da Gafanhoeira que a iam receber, com tanto entusiasmo, que impressiona, até, os mais desprendidos.
Pois é, lá diz o ditado: “Nunca é tarde para começar…”

Que política em Campolide disse...

Totalmente pertinente este Louvor da semana a Maria Bolas. Um título nacional aos 60 anos é sempre de destacar e louvar!

Os meus sinceros Votos de parabéns a Maria Bolas!

Continuação de bons treinos e melhores provas!

Nota: estou convicto que é de todo justo salientar o excelente trabalho realizado pela equipa técnica do Gafanhori

Um Abraço

Orlando Duarte