domingo, 24 de maio de 2009

CAMPEONATOS NACIONAIS DE ORIENTAÇÃO DE DESPORTO ESCOLAR: FESTA PARA TODOS!


Foi em ambiente de grande festa e animação que chegaram ao fim os Campeonatos Nacionais de Orientação de Desporto Escolar 2009. Um evento que assinalou a consagração de Vera Alvarez, João Cascalho, Mariana Moreira e Pedro Silva como os novos Campeões Nacionais. Colectivamente, assistiu-se ao natural dominio da arraiolense EB 2,3 Cunha Rivara.

Foram em número de 108 os atletas que marcaram presença nos campeonatos Nacionais de Orientação de Desporto Escolar, que tiveram lugar em Setúbal ao longo do fim-de-semana. Organizados pelo Gabinete Coordenador do Desporto Escolar da Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, através da Direcções Regionais de Educação do Centro e de Lisboa e Vale do Tejo e da Equipas de Apoio às Escolas de Coimbra e da Península de Setúbal Sul, os Nacionais de Orientação contaram ainda com o indispensável apoio da Federação Portuguesa de Orientação, GDU Azóia e Herdade da Gambia.

Divididos em quatro escalões (Iniciados e Juvenis, masculinos e femininos), os participantes disputaram duas provas de Distância Média na Herdade da Gambia, sendo o resultado final apurado através do somatório das pontuações obtidas nas referidas provas. E aquilo que se pode constatar é que luta, emoção e incerteza quanto aos vencedores mesmo até ao cair do pano foram uma constante, evidenciando o equilíbrio e a enorme qualidade dos valores em presença.

Vera Alvarez e João Cascalho triunfam em Iniciados

Começando pelo escalão de Iniciados Femininos, foi sem surpresa que percebemos nos dois primeiros lugares do pódio os nomes de Vera Alvarez (EB 2,3 Sarrazola) e de Inês Catalão (EB 2,3 Cunha Rivara), respectivamente. Vera Alvarez impôs-se em ambos os dias, enquanto Inês Catalão teve de lutar denodadamente para conservar o segundo lugar trazido da prova de sábado, face à ameaça constante de Inês Domingues (DREC) e das suas duas colegas da Cunha Rivara, Teresa Maneta e Ana Anjos. Colectivamente a vitória coube com naturalidade à EB 2,3 Cunha Rivara, seguida da EB 2,3 Sarrazola e da ES Pinhal Novo.

Quanto aos Iniciados Masculinos, João Cascalho (EB 2,3 Cunha Rivara) foi um muito aclamado vencedor. O atleta alentejano pode uma vez mais evidenciar as suas enormes qualidades, alcançando um moralizador triunfo face a nomes tão significativos como os de Miguel Ferreira (ES Palmela), Marcelo Aguiar (Ori-Estarreja) e João Salgado (EB 2,3 Cunha Rivara), que o secundaram por esta ordem, ou de Luís Silva (ES Pinhal Novo), vencedor da prova do segundo dia mas atirado para o 19º lugar devido a um “mp” na ronda inaugural. A EB 2,3 Cunha Rivara voltou a triunfar colectivamente, seguida da ES Palmela e da ERD “A Ribeirinha”.

.

Mariana Moreira e Pedro Silva levam a melhor em Juvenis

Passando aos Juvenis Femininos, confirmou-se a tão esperada luta pela vitória, com Joana Costa (ERD “A Ribeirinha”), Ana Coradinho e Inês Pinto (ambas da EB 2,3 Cunha Rivara) e Mariana Moreira (ES Santa Maria) a evidenciaram todo o seu valor. Começou melhor a atleta nortenha, vencendo a prova de sábado, mas Mariana Moreira soube dar a volta ao resultado, alcançando um triunfo com tanto de sofrido como de saboroso. O quarto lugar de Joana Costa na prova de hoje fez com que a atleta se visse ainda ultrapassada na classificação por Ana Coradinho, ficando todavia à frente de Inês Pinto e de Isabel Sá (ERD “A Ribeirinha”), que ocuparam as quarta e quinta posições, respectivamente. Colectivamente assistiu-se ao terceiro triunfo da EB 2,3 Cunha Rivara, impondo-se à ERD “A Ribeirinha” e à ES Santa Maria, respectivamente segunda e terceira classificadas.

Finalmente espreitamos o que sucedeu com os Juvenis Masculinos, onde Pedro Silva DRELVT) protagonizou o desfecho mais inesperado da jornada, impondo-se com elevado mérito aos seus mais directos adversários. Rafael Miguel (ES Estarreja) viu o quarto lugar da jornada de ontem ser-lhe fatal, não conseguindo, apesar da vitória no dia de hoje, recuperar os pontos necessários para ir além do segundo lugar. Miguel Mouco, Paulo Pereira e Ricardo Reis, todos da ES Pinhal Novo, ocuparam por esta ordem os lugares seguintes e deram à sua Escola o triunfo colectivo. ES Estarreja e EB 2,3 S. Rosendo concluíram, respectivamente, nos segundo e terceiro lugares.

Patrícia Casalinho e Tiago Romão campeões universitários


Paralelamente ao programa competitivo, tiveram lugar os Campeonatos Nacionais de Desporto Universitário, com Patrícia Casalinho (AEISCTE) a triunfar sobre Maria João Sá (UPorto) e Vanessa Henriques (ULisboa), no sector feminino. Já no sector masculino, Tiago Romão (AEFCML) foi o grande vencedor, após apertada luta com Jorge Fortunato (ULisboa), Paulo Franco (AEIST) e Miguel Reis e Silva (ULisboa), que terminaram por esta ordem nas posições imediatas.

Procurando recriar em certa medida o fantástico ambiente da Estafeta da Amizade dos Campeonatos do Mundo e promovendo o convívio entre todos, a Organização levou a cabo no Parque do Bonfim, na tarde de sábado, uma prova de Estafeta que reuniu, nas 28 equipas constituídas para o efeito, atletas e professores de diferentes estabelecimentos de ensino. A título de curiosidade, refira-se que a vitória coube à equipa formada por Henrique Silva (ERD “A Ribeirinha”), João Silva (EB 2,3 S. Rosendo), Maria Firmino (EB 2,3 Sarrazola) e Rita Rodrigues (EB 2,3 Cunha Rivara). No segundo lugar classificou-se a equipa constituída por Ágata Cerqueira (ERD “A Ribeirinha”), Daniel Catarino (DRELVT), Professor Hélder Ferreira (EB 2,3 Guilherme Stephens) e Ricardo Cordeiro (ES Palmela), enquanto na terceira posição situou-se a equipa formada pelo Professor Pinto André (EB 2,3 S. Rosendo), Nuno Lourenço (DRELVT), Inês Domingues (DREC) e João Fortuna (ES Palmela).

[Fotos gentilmente cedidas por Jorge Baltazar]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: