segunda-feira, 18 de maio de 2009

BIMBACHE EXTREM CASTILLA Y LÉON SAIU JÁ PARA A MONTANHA


Vegacervera, localidade leonesa situada a 35 quilómetros de Madrid, assistiu à partida da 7ª edição do Bimbache Extrem Castilla Y Léon. Os ponteiros marcavam as 9h17 da manhã quando as 21 equipas inscritas se fizeram à aventura. Entre elas, uma muito especial e a única portuguesa em prova: GLOBAZ.PT – POLISPORT.

Pontuável para a Liga Internacional de Corridas de Aventura, o Bimbache Extrem Castilla Y Léon arrancou hoje em Vegacervera. Jorge Xará, Adelino Silva, Hugo Evaristo e a estoniana Elo Saue são os componentes da equipa GLOBAZ.PT – POLISPORT, única concorrente portuguesa em prova. Pela frente terão 450 km de aventura e superação, em completa autonomia, apenas com o auxílio de bússolas e mapas fornecidos pela organização.

Natureza, aventura, trabalho de equipa, respeito pela natureza e turismo activo são alguns conceitos duma prova que a organização classifica de “visualmente muito bonita, predominando a montanha e onde as equipas poderão beneficiar da hospitalidade das pequenas aldeias situadas nestas comarcas”. Picos da Europa, Serra de Manpodre ou montanha palentina assistirão à passagem dos aventureiros no seu percurso até à chegada, prevista entre 21 e 22 de Maio na localidade de Aguilar de Campoo.

GLOBAZ.PT – POLISPORT segue na cauda

A prova iniciou com uma etapa de 8 quilómetros de Patins em Linha, subindo a montanha, ao que se seguiu um ‘Trekking’ circular de 17 quilómetros. A terceira secção foi constituída por uma etapa magnífica de Espeologia e a noite apanhará os aventureiros numa etapa de mais de 50 quilómetros de BTT.

Numa altura em que decorre já a quarta secção para as equipas que lideram a corrida – a etapa de BTT tem uma duração prevista de sete horas para os primeiros classificados -, duas situações merecem particular destaque. Desde logo o bom tempo que se fez sentir ao longo do dia, levando a que os tempos previstos pela organização estejam a ser largamente ultrapassados. E depois a luta renhida no topo da corrida, com vinte e quatro minutos apenas a separar as três primeiras classificadas.

A turma finlandesa da Multisport.Fi lidera ao final da terceira secção com 6h57, seguida dos franceses da Team Vibram Sport2000 com 7h14 e dos suecos da Team Explore com 7h21. A primeira das onze turmas espanholas presentes é a Haglöfs-Yaencontre.com, na sexta posição, com 8h21. Às 19:13 locais (18:13 em Portugal), controlou na 19ª posição a turma espanhola Astur Extrem, com um tempo de 9h56. Por controlar seguem ainda os espanhóis da Raidteam Intersport Hobby e os portugueses da GLOBAZ.PT – POLISPORT.

Todas as informações em
http://www.meridianoraid.com/raid/bimbache09/info/es/inicio.html ou em http://raids-aventura.blogspot.com/.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: