quinta-feira, 23 de abril de 2009

PELO BURACO DA FECHADURA...


Hoje espreitamos pelo buraco da fechadura três importantes acontecimentos de Orientação que decorrerão já no próximo fim-de-semana. Começaremos pelas Corridas de Aventura, lançando um olhar pelas Terras de Cister em mais uma etapa da Taça de Portugal. Seguiremos depois ao encontro do litoral alentejano para a 7ª etapa do III Troféu Ori-Alentejo. E terminaremos para lá do Marão, com o II Troféu Orientação da Liberdade.


Terras de Cister – Corrida e Aventura do Oeste

É pelas terras da Ordem de Cister e seus abnegados monges que irão passar, ao longo do próximo fim-de-semana, outros não menos abnegados conquistadores, em mais uma etapa da Taça de Portugal de Corridas de Aventura.

Pelas mãos do COA – Clube de Orientação e Aventura, “Terras de Cister – Corrida e Aventura do Oeste” levará os participantes a alguns dos locais mais simbólicos do concelho de Alcobaça e assinalará, ao longo de sete etapas, a presença da Ordem de Cister por toda esta região.

Para além das típicas etapas de BTT e Pedestre, uma super etapa de cerca de sete horas (com possibilidade de alternância de meios e atletas) irá conjugar grande parte das vertentes da Orientação neste tipo de provas de uma forma muito peculiar. Canoagem, ‘rappel’, Ori-BTT, Orientação Pedestre, escalada e espeleísmo são as actividades propostas e onde a palavra “estratégia” ditará a grande diferença nos resultados finais.

Distribuídas por quatro escalões – Aventura, Elite Masculina, Elite Mista e Promoção – encontram-se inscritas até ao momento 36 equipas, entre as quais a GLOBAZ.PT – Polisport e a Vulcano Mix, líderes incontestadas do ‘ranking’ nacional de Elite Masculina e Aventura, respectivamente.

Mais informações em
http://www.coa.com.pt/caoeste/.


O regresso do III Troféu Ori-Alentejo

O III Troféu Ori-Alentejo estende os braços até ao litoral para a realização da sua 7ª etapa, já no próximo sábado, dia 25 de Abril. A organização está a cargo do COALA – Clube de Orientação e Aventura do Litoral Alentejano e da Secção de Orientação do Clube EDP (Sines).

A 7ª etapa do III Ori-Alentejo encontra-se inserida nas Comemorações do 25 de Abril, conta com o apoio das Câmaras Municipais de Santiago do Cacém e de Sines e da Junta de Freguesia de Santo André e será composta por duas provas distintas. A partir das 10h00, uma prova de Distância Média, tecnicamente muito rica e realizada num terreno composto por dunas e pinhal junto à Praia de São Torpes, com percursos de Iniciação e Escalões Fácil, Médio e Difícil (M/F). E à tarde, pelas 15h00, uma prova de Sprint pelas entrecortadas ruas da cidade de Santo André, destinada à Iniciação, Absolutos e Jovens (M/F), como forma de dinamizar a Orientação junto da população.

No intervalo das provas, cerca das 12h30, irá decorrer uma petiscada convívio no Largo Zeca Afonso (Vila Nova de Santo André), “com febras e entremeadas grelhadas”, numa gentileza da Junta de Freguesia de Santo André. Uma oportunidade imperdível para se associar às comemorações do 25 de Abril, dar um passeio até à praia, aproveitar para conhecer o litoral alentejano e desfrutar de um belo dia de Orientação.

Mais pormenores sobre a prova e outras informações / inscrições em
http://coala.com.sapo.pt/provas/2009/3orialentejo/ ou através do mail oricoala@gmail.com.


Para lá do Marão!

Alijó recebe, no próximo domingo, o II Troféu Orientação da Liberdade, prova local de Orientação Pedestre aberta à participação de qualquer pessoa. Organizado pelo clube Orimarão e dividido em duas etapas de Sprint, o II Troféu Orientação da Liberdade está planeado para proporcionar um agradável dia passado na vila de Alijó, em salutar prática desportiva.

A etapa da manhã, com concentração marcada para as 9h30 nos Jardins das Piscinas Municipais de Alijó, será composta por um percurso formal de Orientação, servindo também como iniciação para quem desejar fazer a sua estreia na modalidade. Por sua vez, a etapa da tarde será disputada sob a forma de Estafetas, por equipas de dois ou três elementos. Para quem o solicitar, a participação na etapa da tarde pode ser feita individualmente (percurso individual).

Para participar neste momento desportivo de Orientação, deve enviar um e-mail para
inscrever@orimarao.pt, indicar o seu nome, data de nascimento, número do BI (ou n.º FPO no caso de ser federado) e o percurso que deseja efectuar (manhã ou tarde). As inscrições encerram amanhã, 24 de Abril de 2009. No próprio dia é possível inscrever-se no local e participar, ficando condicionada essa participação ao número de mapas existentes. Mais informações em http://www.orimarao.pt/2008/index.php?option=com_content&view=article&catid=101%.


E ainda…

Se tem interesse em iniciar-se na Orientação, o Grupo Desportivo 4 Caminhos vai ministrar uma acção de formação nos próximos dias 25 e 26 de Abril. Homologada pela Federação Portuguesa de Orientação e integrada na “Grande Feira do Associativismo”, promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos, a acção terá uma parte teórico-prática em sala com apresentação multimédia e uma parte prática. A parte teórica decorrerá na Câmara Municipal de Matosinhos, enquanto o Parque Basílio Teles, Parque da Cidade do Porto e Reserva Ornitológica de Mindelo receberão as várias componentes práticas.

.
O Programa e toda a informação encontra-se disponível em
http://www.gd4caminhos.com/content/view/550/1/.


Finalmente, deixamos a informação de que a data da 6ª etapa do II Torneio ComMapa, da responsabilidade do .COM – Clube de orientação do Minho, foi alterada. Assim, em vez de se realizar no dia 25 de Abril conforme estava previsto, a prova decorrerá no dia 2 de Maio, no mapa do centro histórico de Braga.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: