quinta-feira, 16 de abril de 2009

PELO BURACO DA FECHADURA...


Porque a actividade orientística não se resume aos Campeonatos Mundiais de Orientação de Desporto Escolar ISF 2009, espreitamos aqui e agora - “pelo buraco da fechadura” - as provas que terão lugar em território nacional já neste fim-de-semana.

IV Open CLAC O’Meeting (Sertã)

Pontuável para o ‘ranking’ da Taça FPO Sul e para a Taça CLAC, tem lugar no próximo fim-de-semana o IV Open CLAC O’Meeting da Sertã. Com organização do Clube de Lazer, Aventura e Competição (Entroncamento) e o patrocínio da Câmara Municipal da Sertã, a prova é composta por duas etapas, a primeira de Distância Média, no belo espaço florestal da Cumeada (sábado, a partir das 11h00), e a segunda de Sprint Urbano, no centro da vila da Sertã, com início às 9h00 de domingo.

São esperados entre 200 a 250 atletas de todos os escalões etários, de ambos os sexos e vindos de diversas partes do país. Prevista está a presença de uma equipa de televisão que irá captar momentos da prova para serem transmitidos no Canal 2 da RTP. Haverá prémios para os três primeiros atletas de cada escalão e lembranças para todos os participantes. Serão também entregues os prémios da Taça CLAC.

As inscrições já se encontram abertas, podendo no entanto ser feitas no próprio dia da prova, desde que ainda existam mapas disponíveis. Podem também ser feitas para o email
joaovmota@sapo.pt. Para mais informações consulte a página do CLAC (www.clac.pt), podendo ainda contactar o clube através do telefone / fax 249 718 761.


“Caminha – Orientação Para Todos”

Entre a Praia de Moledo e a foz do Rio Minho situa-se o Pinhal do Camarido, um dos mais belos e aprazíveis espaços do litoral Norte do nosso País. É neste fantástico palco que a Secção de Orientação da Associação Amigos da Montanha (Barcelos) se propõe levar a efeito, no próximo sábado, a prova “Caminha – Orientação Para Todos”.

Pontuável para o ‘ranking’ Regional Norte de Orientação do Desporto Escolar, a prova é igualmente aberta a pessoas de qualquer idade, individualmente ou em grupo. Um percurso de Distância Média, em floresta de pinheiros e dunas e com boa progressão, estará à espera dos participantes a partir das 10h30. Para mais informações, consulte
http://www.amigosdamontanha.com/plataforma/modulos/noticias/scripts/visitante_informacao_noticia.php?id_noticia=400.


Park Matosinhos Tour

Apostando na promoção e divulgação da modalidade no concelho onde se insere, o Grupo Desportivo 4 Caminhos programou para o próximo domingo uma manhã desportiva com um programa absolutamente irrecusável. Trata-se da 3ª edição do Park Matosinhos Tour, prova Local de Orientação Pedestre, integrada nas actividades do “Abril e Maio Cultural e Desportivo”, da vila da Senhora da Hora.

Aprova encerra também um especial convite aos habituais participantes do programa “Põe-te a Mexer”, da autarquia matosinhense. Lançado em 2007 e posto semanalmente em prática nas marginais, pavilhões e praias do concelho de Matosinhos, o “Põe-te a Mexer” é um programa da responsabilidade da Matosinhos Sport, a empresa municipal da autarquia responsável pela gestão de equipamentos desportivos e de lazer. Desta feita, todavia, a proposta é bem original, com um convite a experimentar, pela primeira vez, o desafio da Orientação.

A actividade terá o seu início pelas 9h00 de domingo, na renovada Quinta da Conceição (Leça da Palmeira), em terreno à base de Jardins, parques infantis, zonas relvadas e de areia. Daí prosseguirá no Parque do Carriçal (Senhora da Hora), com a partida dos primeiros atletas marcada para as 11h00. À disposição de todos vão estar apenas três percursos, um Fácil – de baixa exigência técnica e física, com a possibilidade de apoio de monitores -, um Médio e um Difícil, já com alguma exigência técnica e física. Ao encontro da “Orientação para Todos”, o Grupo Desportivo 4 Caminhos não esqueceu os indivíduos com limitações ao nível motor, deslocando-se em cadeiras de rodas. Para eles está previsto um percurso individualizado, no Parque do Carriçal, o qual pode igualmente ser experimentado por qualquer pessoa, no que poderá resultar numa bela experiência de interacção e integração social.

Resta acrescentar que haverá estruturas de apoio a todos os participantes e que será levada a cabo por um grupo de alunos do 3º Ano do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa uma acção de rastreio da Hipertensão Arterial. As inscrições são gratuitas. Para mais informações e inscrições consulte a página oficial da prova em
http://www.gd4caminhos.com/content/view/426/420/ ou o Grupo Desportivo 4 Caminhos através do 229 552 641 ou do 936 264 216.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: