domingo, 5 de abril de 2009

III OPEN DE ORI-BTT DO ATV: DANIEL MARQUES E SUSANA PONTES VENCEM E CONVENCEM


Daniel Marques e Susana Pontes foram vencedores esperados do III Open de Ori-BTT do ATV, disputado este fim-de-semana em Outeiro da Cabeça, em terrenos envolventes dos concelhos de Torres Vedras e do Bombarral.

Prova aberta a todos os amantes da Orientação em BTT, pontuável para o ‘ranking’ da Taça de Portugal 2008 / 2009, o III Open de Ori-BTT do ATV reuniu 330 participantes, 207 dos quais nos escalões de competição e os restantes nos escalões abertos. A organização, da responsabilidade do Académico de Torres Vedras, pôs à disposição dos atletas dois percursos de Distância Longa em áreas distintas, num mapa praticamente novo (apenas 10% aproveitavam o mapa do Maxial, entretanto actualizado) e onde a beleza paisagística foi um denominador comum e sempre presente.

Na Elite Masculina, Daniel Marques (COC) esteve imparável, levando de vencida a concorrência nos dois dias de provas. Uma vantagem superior a 32 minutos sobre o segundo classificado, Mário Guterres (CP Telecom), no somatório das duas mangas, permite aquilatar da enorme superioridade de Daniel Marques. Na Elite Feminina, Susana Pontes e Ana Filipa Silva (CPOC / Loja das Bicicletas), a par de Rita Guterres (CP Telecom), travaram interessante duelo na etapa de sábado, com escassos 20 segundos a separar as atletas no final e a trazer o tira-teimas para a etapa derradeira no dia de hoje. Susana Pontes voltou a ser a mais forte, agora já com praticamente 11 minutos de vantagem sobre a sua colega de equipa, levando de vencida o Troféu e reforçando a sua liderança no ‘ranking’ nacional.

Nos restantes escalões, vitórias esperadas de João Palhinha (CPA – Abrunhos) em H17 e de Guilherme Marques (COC) e Margarida Colares (CAOS), em H/D20. Pedro Rodrigo (GCF) e Davide Machado (.COM) travaram emocionante duelo em H21A, com a vitória a sorrir ao homem da Figueira por escassos 18 segundos. Joana Cordeiro (GD4C) venceu em D21A, o mesmo sucedendo com Pedro Cruz (COC) em H21B. Inácio Serralheiro (CN Alvito) e Ana Gomes (COA) levaram de vencida o escalão H/D35, enquanto a vitória em H40 foi para outro homem do CN Alvito, Leandro Silva, após acesa luta com Pedro Serralheiro (COC). António Neves (Lebres do Sado) foi presença saudada no lugar mais alto do pódio em H45, lugar que partilhou com Luísa Mateus (COC), vencedora em D45. Finalmente, em H50, Albano João (COC) foi um vencedor esperado. Colectivamente, a vitória coube uma vez mais ao COC, com 1829,7 pontos, seguido do COA, com 1446,7 pontos e do CPOC / Loja das Bicicletas, com 1273,8 pontos.

Uma referência ainda para o labor organizativo da equipa do ATV, que teve em Maria Amador a Directora da Prova. Não houve pormenores deixados ao acaso, merecendo destaque a promoção da prova, que incluiu uma Acção de Iniciação à Orientação em BTT (22 de Março, em A-dos-Cunhados) e um vídeo promocional do evento. Também a iniciativa de capitalizar as energias nesta prova, lançando já de seguida o 1º OriJovem BTT, estágio de Iniciação e Aperfeiçoamento de Orientação em BTT, destinado a jovens dos 12 aos 18 anos, que decorrerá de amanhã e até quarta-feira em Torres Vedras. Por fim – “last but not least” – essa pequenina particularidade ao alcance de todos mas apenas valorizada por alguns: a actualização da página da prova com a publicação de resultados em tempo útil. Também neste pormenor o ATV foi exímio.


Consulte os resultados completos AQUI.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: