sábado, 25 de abril de 2009

HUNGARIAN MTBO CUP: PORTUGUESES COM EXCELENTE COMEÇO


De Veszprém chegam-nos as primeiras notícias referentes à Hungarian MTBO Cup e à prova de Distância Média disputada no dia de hoje. Antes mesmo de os resultados se encontrarem publicados na página oficial da prova – http://www.mtbo.hu/ - o Orientovar está em condições de anunciar as excelentes prestações dos nossos três ilustres representantes.

No escalão de Elite Masculina, entre 110 participantes, Daniel Marques alcançou um brilhante 15º lugar com o tempo de 53.15 e a cerca de 7 minutos do vencedor, o austríaco Tobias Breitschädel. O grande campeão português salientou ter-se tratado duma “prova muito atípica para nós, já que o terreno era muito aberto e era permitido pedalar fora dos caminhos.” Referindo que “todos nós tivemos dificuldades a entrar no mapa e cometemos alguns erros de Orientação”, Daniel Marques reconhece que “era necessário muita técnica de Orientação enquanto, ao invés, na escolha de opção e navegação não havia muitas dificuldades”. Exemplo disto é o facto de Daniel Marques ter perdido 4 minutos no 5º ponto de controlo, o que o impediu de entrar no top-10.


.
João Ferreira, outro dos atletas presentes, fez aqui a sua estreia na Elite Mundial, alcançando o 39º lugar com 59.47. Uma posição que vai ao encontro das melhores expectativas do atleta português para quem “ficar a meio da tabela já seria muito bom”, conforme afirmara ao Orientovar antes da sua partida para a Hungria. Também Susana Pontes esteve muito bem, alcançando o 25º lugar entre 53 participantes com o tempo de 60.38. A vencedora foi a suiça Christine Schaffner, actual líder do ‘ranking’ mundial.

Atendendo à grande competitividade existente nos escalões de Elite, devemos considerar que estamos perante prestações muito positivas. Amanhã será a vez da prova de Distância Longa e aqui fica a promessa dos nossos atletas: “Faremos os possíveis por melhorar (ainda mais) os nossos resultados.”

[fotos gentilmente cedidas por Daniel Marques]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: