quarta-feira, 29 de abril de 2009

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...


1. Para além do significado histórico e político, o 35º Aniversário do 25 de Abril teve a assinalá-lo uma enorme quantidade de eventos, um pouco por todo o país. Centro hoje a minha atenção em Arraiolos e na Estafeta 25 de Abril, prova de Atletismo que teve nesta edição um número recorde de participantes, com 33 equipas compostas por 5 elementos. Mas porquê falar de Atletismo num blogue de Orientação? É que esta prova teve uma novidade, que foi a utilização do sistema electrónico Sportident. O testemunho passou assim a ser um chip, que cada participante transportava e entregava ao seu colega, imediatamente após controlar a sua passagem nos vários pontos que constituíam o percurso. O resultado foi, como se imagina, muito positivo, com os participantes a puderem analisar os tempos efectuados em cada trajecto, compará-los com os das outras equipas e ter os resultados na hora. Refira-se, a título de curiosidade, que o GafanhOri inscreveu na prova 10 equipas (uma por escalão, à excepção dos Infantis), alcançando 6 primeiros lugares, 3 segundos e uma quinta posição. Toma lá que é democrático!

2. Talvez por distracção minha, passou-me completamente despercebido mais um espaço da blogosfera dedicado à Orientação e escrito em português para gente de todo o Mundo. Chama-se simplesmente “Vera Alvarez” e, já se vê, é o cantinho da nossa “menina de ouro e prata”. Veio ao Mundo no dia 11 de Janeiro com o objectivo, segundo a própria, de “falar do mundo da Orientação e dar a conhecer algumas experiências fantásticas que este me proporciona.” Isto para além, naturalmente, “de outro tipo de experiências passadas ou presentes que achar relevantes.” Aqui fica o convite a que passem por lá -
http://veraalvarez.blogspot.com/ - e deixem os vossos comentários.

3. Após os dois primeiros ensaios, no Porto (5º Troféu de Orientação do Porto) e em Matosinhos (III Park Matosinhos Tour), o Trail-O está aí para vingar. Almeirim prepara-se para receber a próxima iniciativa, já no dia 9 de Maio, mas o Orientovar está em condições de adiantar que mais Organizações abraçaram o desafio de integrar acções de Iniciação ao Trail-O no âmbito das suas provas. Troféu de Orientação Fernão de Magalhães (Sabrosa, 6 e 7 de Junho), I Troféu do Sorraia (Coruche, 20 e 21 de Junho), Portugal O’Summer (Praia da Tocha, 24 a 30 de Agosto) e III Troféu do Sabugueiro (Arraiolos, 19 e 20 de Setembro) são, para já, os eventos que contarão com esta singular vertente da Orientação. Para o Orimarão, COAC, Ori-Estarreja e GafanhOri, extensivo aos “pioneiros” GD4Caminhos e Associação 20 Km Almeirim, vai, com o mais profundo respeito e a minha sincera admiração, o Louvor da Semana!

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

1 comentário:

Luna disse...

Parabéns pelo blogue.
Gostei muito.
Já sou sua seguidora.
Se puder, visite o site de triatlo
http://www.ncbb-triatlo.com/

A equipa do NCBB gostava, também, de o ter como seguidor