quarta-feira, 15 de abril de 2009

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...


1. Encontra-se on-line, na página pessoal de Joaquim Sousa (http://www.joaquimsousa.com/), um Questionário onde se pretende saber a opinião quanto ao principal candidato aos títulos masculinos de Sprint e Distância Média, que se disputam nos próximos dias 9 e 10 de Maio, em Almeirim. Com 147 votos contabilizados até ao momento, Diogo Miguel (Ori-Estarreja) parece reunir um maior consenso, recolhendo 36,1% das intenções de voto (53). Seguem-se Tiago Romão (COC) com 19% (28 votos) e Marco Póvoa (ADFA) e Miguel Silva (CPOC), com 12,9 % cada (19 votos). Se ainda não votou, apresse-se a fazê-lo. O Questionário estará aberto até às 24h00 do próximo domingo, seguindo-se igual procedimento relativamente ao sector feminino.

2. Já pode ser consultado em
http://www.orienteering.org/files/Scientific%20Journal%20of%20Orienteering,%20volume%2017.pdf a última edição do Jornal Científico de Orientação, publicação da responsabilidade da Federação Internacional de Orientação. Dirigido por André Leumann, este Vol. 17 propõe a abordagem a seis temas variados, que vão dos modelos matemáticos para análise de rotas aos aspectos fisiológicos relacionados com a fadiga durante a corrida. Uma chamada de atenção para o último artigo, da autoria de Laszlo Zentai, que aborda o uso das novas tecnologias na execução de mapas de Orientação. Absolutamente fascinante!

3. O Orientovar está em condições de divulgá-lo em primeira-mão. No âmbito dos Campeonatos Nacionais de Distância Média e de Sprint, Almeirim receberá, na tarde do próximo dia 9 de Maio, uma Acção de Iniciação ao Trail-O. É mais um contributo importante na tentativa de relançar uma disciplina que deve merecer a maior atenção e empenho da parte de todos. Bem hajam a Secção de Orientação da Associação 20 km de Almeirim e todos quantos com ela colaboram no sentido de fazer da iniciativa uma realidade e um momento marcante a todos os títulos.

4. A propósito da participação portuguesa nos Campeonatos do Mundo de Orientação de Desporto Escolar, apraz registar a forma como teve início a “operação Madrid” e o acolhimento dado à comitiva por terras de Arraiolos. A franqueza, generosidade e hospitalidade das gentes de S. Pedro da Gafanhoeira calaram bem fundo no coração de todos, elevando ao expoente da maior grandeza o primado do desporto como forma de unir as pessoas em torno dos mais nobres ideiais. Para S. Pedro da Gafanhoeira vai, com a mais profunda emoção, o Louvor da Semana!

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: