quarta-feira, 8 de abril de 2009

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...


1. No próximo sábado, entre as 10:00 e as 13:00, o CPOC – Clube Português de Orientação e Corrida promove uma actividade de Orientação num espaço invulgar, certamente mítico para muitos amantes do Automobilismo ao mais alto nível, a Box 10 do Paddock do Autódromo do Estoril. De acordo com Luís Santos, no Fórum FPO, esta é “uma iniciativa que já tem vindo a ser realizada nos últimos anos pela Câmara Municipal de Cascais e pela entidade que gere o Autódromo, a pista é aberta a todos os que quiserem ir para lá ‘brincar’ um pouco, com qualquer veículo não motorizado, seja ele a vossa BTT, uns patins, um skate ou, pura e simplesmente, correr... Nos anos anteriores foram alguns milhares de pessoas a aproveitar... Este ano a diferença é que iremos ter a estreia do novo mapa de Orientação do Autódromo do Estoril e as opções de um percurso nele traçado ou um ‘master’ para ir só fazer os pontos de controle.” A terminar, o Presidente do CPOC deixa uma advertência: “Não esperem um espaço fantástico para a prática da Orientação, mas fazer uma ligação na recta da meta do Autódromo será certamente uma sensação invulgar... (não, não há pernada nenhuma do início ao fim da recta da meta...).” A actividade é gratuita. Levem os amigos e a família e divirtam-se. Mais informações no site do CPOC ou na página da Câmara Municipal de Cascais.

2. Já se encontram on-line os filmes feitos por Joaquim Sousa em São Roque / Monte Aventino e Serralves, no passado dia 14 e 15 de Março. Disto nos dá conta Nuno Pires, no Fórum FPO, acompanhado de algumas sugestões. Assim, “aconselho vivamente a abrirem o ‘link’ do mapa antes e arrancarem o vídeo a seguir. Se conseguirem por o vídeo e o mapa ao mesmo tempo, melhor... Tentem ler o mapa e seguir tudo em simultâneo à medida que o Sousa avança no terreno. Mesmo sentadinhos à frente do PC, garanto que não é fácil, devido à velocidade a que tudo se passa.Tendo em consideração que há que correr e pensar para fazer isto e desta forma, este é um exemplo para quem aprecia boa Orientação...” Nuno Pires adverte que “a qualidade do vídeo não é das melhores, mas vão-se fazer tentativas para que no futuro o vídeo seja mais nítido, nem que o Sousa corra com almofadas nos pés para não abanar tanto a cabeça. E ainda uma nova advertência para os mais susceptíveis: “Não houve cortes no som e, para quem conhece o autor do vídeo, concerteza não ficará admirado pelo facto do Joaquim pedir diversas vezes licença para não atropelar os OPT's.” Pode abrir os filmes de S. Roque / Monte Aventino aqui (
vídeo 1, vídeo 2 e mapa + trilha), enquanto os do Parque de Serralves podem igualmente ser abertos aqui (vídeo 1, vídeo 2 e mapa + trilha).
A ambos, o Orientovar envia uma saudação muito especial pela iniciativa e pela gentileza de a partilharem com todos nós. E fica à espera de mais!

3. Cinco mais três. É este o número de páginas dedicadas à Orientação que as publicações mensais “Revista de Atletismo” e “SportLife”, respectivamente, nos oferecem este mês. Com as edições de Abril já nas bancas, a Revista de Atletismo traz ao nosso conhecimento dois artigos, um sobre o Portugal O’Meeting e o outro acerca do XI Meeting de Orientação do Centro. Reportagem, fotos e classificações, compõem quatro páginas para ler, reler e guardar. A quinta página é dedicada à entrevista, com Manuel Horta (GafanhOri) a partilhar connosco alguns dos seus pontos de vista sobre a Orientação. Quanto à SportLife, são três páginas exclusivamente dedicadas ao Portugal O’Meeting, onde podemos encontrar, entre os mais variados pontos de reportagem, os conselhos de Daniel Hubmann para quem se está a iniciar na modalidade ou as dicas de Ionut Zinca para aqueles que querem ganhar um Orienteering Show. Corra já às bancas antes que esgotem!

4. Entrou na edição on-line do Jornal Record e enviou para a Fotogaleria dos Leitores uma bela imagem, captada pela objectiva de António Aires, durante o recente OriJovem, em Pataias [pode ver
AQUI]. O autor da iniciativa chama-se Pedro Dias, é atleta do COC e pratica Orientação há cerca de dois anos. Esta foi a fórmula encontrada pelo Pedro para, nas palavras do próprio, “publicitar a Orientação que tanto precisa de ser espalhada”. Pelo seu contributo para a divulgação do mais belo dos desportos, o Orientovar atribui ao Pedro Dias, com vossa licença, o Louvor da Semana!

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

1 comentário:

Aires disse...

Olá
O autor desta foto não fui eu, eu apenas a enviei para o Margarido!
Penso que o autor da foto terá sido o Helder Ferreira...
Abraço
António Aires