quinta-feira, 9 de abril de 2009

2009 ISF WORLD SCHOOL CHAMPIONSHIP ORIENTEERING MADRID: PELO BURACO DA FECHADURA...


18 países e 464 atletas, dos quais quarenta portugueses. São estes os números de participação nos Campeonatos Mundiais de Orientação de Desporto Escolar ISF 2009, que terão lugar em Madrid, de 14 a 20 de Abril próximos. É sobre eles que o Orientovar se debruça hoje, espreitando pelo buraco da fechadura.

Classificada pela UNESCO “Património da Humanidade”, a cidade de Alcalá de Henares é uma das mais importantes da Comunidade de Madrid, tanto pela sua história como pelas dimensões e número de habitantes. Alcalá oferece, a todos quantos a visitam, uma ampla gama de serviços e uma variada oferta cultural, na harmonia e beleza do seu centenário encanto e com a qualidade de vida que sempre caracterizou o berço de Cervantes.

Aqui decorrerão, de 14 a 20 de Abril, os Campeonatos Mundiais de Orientação de Desporto Escolar ISF 2009 e nos quais Portugal volta a marcar presença. As brilhantes prestações das quatro equipas-escola presentes nos Mundiais de Edimburgo 2008 - uma vitória e um segundo lugar individuais (Vera Alvarez e Luís Silva, respectivamente, na prova de Distância Média) e dois terceiros lugares colectivos (EB 2,3 Sarrazola e EB 2,3 A Ribeirinha) – acarretam responsabilidades acrescidas. Todos temos plena consciência disso e é com enorme querer e muita confiança que uma vasta comitiva se desloca a Espanha para dar o seu melhor. E, quem sabe, repetir uma “gracinha”…

Organização e áreas de competição

A organização dos Campeonatos estará a cargo do Conselho Superior de Desportos de Espanha, do Governo da Comunidade de Madrid, da ISF – International School Federation, da FEDO – Federação Espanhola de Orientação e da Cidade de Alcalá de Henares y Villalbilla. A Comissão de Honra é presidida por Sua Alteza Real, a Infanta Doña Elena, Dª Elena de Borbón y Grecia. José Luis Aguado é o Presidente do Comité Organizador, Jesús de Miguel Rey é o Supervisor Nacional e o belga Karl Keuppens preside à Comissão Técnica.

A área de competição – onde terão lugar todas as provas - situa-se numa encosta com declives pronunciados, fruto duma severa erosão e fragilidade dos materiais do solo, alternado com terraços e colinas que tornam as descidas mais suaves. Embora o solo seja argiloso, permitindo corrida a uma velocidade máxima, existem numerosos elementos rochosos. No que diz respeito à vegetação, predomina a floresta de pinheiros e ciprestes, com algumas vastas clareiras.

Programa rico e variado

As comitivas dos 18 países começarão a chegar no dia 14, tendo lugar no dia seguinte o Model Event e a Cerimónia de Abertura. Para todos os efeitos, as hostilidades serão abertas apenas na quinta-feira (16 de Abril), com a prova de Distância Longa a tomar conta da manhã e início da tarde desse dia. No sábado, dia 18 de Abril, terá lugar a prova de Distância Média, fechando o programa no domingo com a realização da Estafeta da Amizade e com a Cerimónia de Encerramento e Entrega de Prémios. De permeio uma intensa actividade social e cultural ocupará as comitivas, estando previstas visitas às cidades de Madrid -sem esquecer a passagem pelo estádio de Futebol do Real Madrid – e de Alcalá de Henares.

Para a delegação portuguesa, a “Operação-Madrid” terá início no dia 13 de Abril, segunda-feira, com a concentração a fazer-se na EB 2,3 Cunha Rivara em Arraiolos. Seguir-se-á um treino de conjunto e o dia encerrará com o jantar e a visita à bela vila, numa gentileza da autarquia arraiolense. A partida para Madrid está prevista para a manhã do dia seguinte. O Orientovar abre, a partir de hoje, um vasto e circunstanciado conjunto de reportagens, procurando levar até si todos os desenvolvimentos em torno dos Campeonatos Mundiais de Orientação de Desporto Escolar ISF 2009. Para tal, contará com a colaboração directa do Professor Ricardo Chumbinho e de Tiago Aires, e com a disponibilidade e empenho de todos os membros da comitiva, aos quais reconhecidamente agradece desde já.

[Consulte AQUI o Boletim 4]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: