terça-feira, 21 de abril de 2009

2009 ISF WORLD SCHOOL CHAMPIONSHIP ORIENTEERING MADRID: O BALANÇO DE INÊS BARROSO

..
Imperioso seria auscultar a Professora Inês Barroso, Chefe de Delegação de Portugal aos Campeonatos Mundiais de Orientação de Desporto Escolar ISF 2009.

As minhas primeiras palavras são, com inteira justiça, para todos os elementos que integraram esta comitiva: alunos e professores! Quando partimos para estes Campeonatos do Mundo, referi que considerava ser mais importante dignificarmos o nosso país do que ganharmos medalhas. Efectivamente, afirmo que este grupo formou um conjunto espectacular! Excelentes valores humanos e exímios comportamentos sociais e desportivos, pautaram a conduta geral de todos os elementos. Todos os dias foram vividos com extrema intensidade de trabalho, num clima de amizade e de equipa verdadeiramente extraordinário.

O sucesso da participação nacional foi ainda honrado pelo facto de se terem conquistado excelentes resultados desportivos. Como é já do conhecimento geral, foram conquistadas duas medalhas individuais e cinco por parte de uma equipa, bem como três diplomas de mérito desportivo. A Orientação nacional (escolar e associativa) está de parabéns!

Em conformidade com o que referi anteriormente, e do ponto de vista institucional, afirmo que o Desporto Escolar português registou, da melhor forma, a sua participação internacional. Testemunho do que refiro são as várias felicitações de elementos de diversos países e organização, que me foram sendo transmitidas dia-a-dia.

Relativamente a felicitações, gostaria de registar e cumprimentar a Espanha e a ISF, pela Organização do evento. Os níveis logístico, técnico e social que foram atingidos, constituem um marco de qualidade de elevado nível, tendo sido determinantes para o sucesso do mesmo.

Continuo, realçando a excelente parceria que foi estabelecida e concretizada com a Federação Portuguesa de Orientação, facto que transpareceu em todas as fases de desenvolvimento do projecto ISF Madrid 2009 e que se repercutiu em melhores condições de trabalho para todos os jovens envolvidos.

No que concerne a agradecimentos, uma palavra para a Direcção Regional de Educação do Alentejo, Equipa de Apoio às Escolas do Alentejo Central, Câmara Municipal de Arraiolos, Escola Básica Cunha Rivara, Junta de Freguesia de S. Pedro da Gafanhoeira, Gafanhori e todos os pais dos alunos que acolheram os alunos das DRE Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo em suas casas.

Agradeço também a Direcções Regionais de Educação, Estabelecimentos de Ensino e Encarregados de Educação dos alunos envolvidos, Federação Portuguesa de Orientação, Joaquim Margarido (autor do blogue Orientovar) pela sua dedicação ao evento e divulgação do Desporto Escolar, e a todos os que contribuíram para a concretização deste projecto.

Aos professores: Ricardo Chumbinho, José Mateus, Hélder Ferreira, Daniel Pó, Avelina Alvarez e Belém Magalhães, e ao técnico Tiago Aires (Federação Portuguesa de Orientação) expresso o meu apreço pessoal e agradeço a sua exímia colaboração e competência!

Por último, mas não menos considerado, o meu maior registo é para todos os alunos! Felicito todos e cada um em particular, reiterando o que já tive oportunidade de lhes transmitir: foram (e são) extraordinários!

Termino, partilhando o sentimento pessoal da honra que para mim constituiu o facto de poder ter sido chefe desta delegação. Quando, na vida, encontramos pessoas com quem estabelecemos fortes laços de amizade e com quem temos a honra de trabalhar, é um privilégio. Foi, efectivamente um enorme privilégio! A todos, Bem-Haja!
.
[fotos gentilmente cedidas por Ricardo Chumbinho]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: