quinta-feira, 16 de abril de 2009

2009 ISF WORLD SCHOOL CHAMPIONSHIP ORIENTEERING MADRID: CERIMÓNIA DE ABERTURA


Primeiro momento alto dos Campeonatos Mundiais de Orientação de Desporto Escolar ISF 2009, a Cerimónia de Abertura encheu de cor e alegria o centro de Alcalá de Henares, Cidade Património Mundial da Humanidade.

Após o almoço, teve lugar a primeira reunião técnica, de capital importância para a abordagem da prova de Distância Longa. Tudo correu bem, apesar dos atrasos começarem a transformar-se numa arreliadora constante. Terminada a reunião, na qual foi distribuída documentação importante e esclarecidos aspectos particulares, nomeadamente os relativos aos esquemas de partidas e chegadas, nova aventura em autocarro até ao centro da cidade. Hora de ponta, trânsito diabólico,ritmo lentíssimo de progressão e paciência em declínio, foram uma constante até à chegada à Plaza Santos Niños.

A partir daqui o clima foi de enorme convívio e socialização entre todas as comitivas. O processo teve início com um desfile por algumas ruas da cidade até à Praça do Município, onde todas as comitivas se concentraram. Pelo caminho muitas ondas, gritos, canções, vivas, e tudo o que pudesse contribuir para um clima de festa, com origem numa enorme mole humana colorida, progredindo pelas ruas da cidade perante o olhar espantado dos locais. Já na praça, após os habituais discursos, seguiram-se alguns procedimentos protocolares como a Cerimónia do Hastear da Bandeira ISF e os juramentos de cumprimento das regras desportivas e de ‘fair-play’. Finalmente, a declaração por que todos esperavam: “Estão abertos os jogos!”

Mais festa, mais vivas… e mais confusão com os autocarros para o regresso! Mas à chegada ao hotel uma novamente excelente refeição acabou por fazer com que um dia cheio de peripécias e surpresas acabasse da melhor maneira.

Hoje é dia de prova de Distância Longa. A título de curiosidade, aqui fica a ordem de partida dos nossos atletas (válida igualmente para a prova de Distância Média, do próximo sábado):
.
- Iniciados Femininos (Escola): Diana Prates, Ana Anjos, Teresa Maneta, Sofia Anjos, Inês Catalão;
- Iniciados Femininos (Selecção): Ana Tereso, Inês Domingues, Vera Alvarez, Nádia Silva, Catarina Dias;
-Iniciados Masculinos (Escola): Pedro Rosado, João Cascalho, Gonçalo Pereira, João Pedro, João Salgado;
- Iniciados Masculinos (Selecção): Sérgio Duarte, Miguel Ferreira, Luís Silva, Tiago Baltazar, Marcelo Aguiar;
- Juvenis Femininos (Escola): Ana Tomás, Rita Rodrigues, Inês Pinto, Ana Salgado, Ana Coradinho;
- Juvenis Femininos (Selecção): Marta Ferreira, Margarida Colares, Mariana Moreira, Joana Costa, Isabel Sá;
- Juvenis Masculinos (Escola): Fábio Silva, Miguel Mouco, Paulo Pereira, Ricardo Reis, Bruno Jesus;
- Juvenis Masculinos (Selecção): Hélder Marcolino, Gonçalo Cruz, Rafael Miguel, Paulo Falcão, João Delgado.

Resta desejar aos nossos atletas a melhor das participações e as maiores felicidades. Do lado de cá da fronteira, estamos todos a torcer por eles!
.
[fotos gentilmente cedidas por Ricardo Chumbinho]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: