segunda-feira, 20 de abril de 2009

2009 ISF WORLD SCHOOL CHAMPIONSHIP ORIENTEERING MADRID: ESTAFETA DOURADA PARA ISABEL SÁ E LUÍS SILVA

.
Portugal encerrou com chave de ouro a sua participação nos Campeonatos Mundiais de Orientação de Desporto Escolar ISF 2009. Literalmente! Luís Silva e Isabel Sá, de parceria com o inglês Jonathan Crickmore, venceram a Estafeta da Amizade, subindo por direito próprio ao lugar mais alto do pódio.

A manhã do último dia destes Mundiais ISF Madrid 2009 foi preenchida exclusivamente com um dos eventos mais marcantes do vasto e ambicioso programa: a Estafeta da Amizade. Ou, para usar a expressão inglesa que se afigura mais esclarecedora, o “Friendship Team Event”. Tratou-se de uma prova em que, como o nome indica, a competição não era o mais importante, mas sim o convívio e o estabelecimento de relações sociais entre todos os elementos presentes – atletas, técnicos, delegados, etc.

Tudo teve início na véspera, com a organização a definir as equipas de três elementos de diferentes nacionalidades. Após a publicação da listagem, competiu a cada um descobrir, entre todos os elementos presentes, quem eram os seus companheiros. A prova consistiu na realização de um percurso de escolha livre com partidas em massa para o conjunto dos participantes, dispondo as equipas de cerca de uma hora, a partir do momento em que são distribuídos os mapas, para definir uma estratégia de distribuição dos pontos por cada um dos seus elementos. Houve apenas algumas condicionantes nesta distribuição: cada um teve que fazer um determinado número mínimo de pontos, existiam pontos obrigatórios para todos os elementos que deveriam ser controlados em simultâneo e, no final, todos os pontos deveriam ter sido visitados pela equipa. Tratando-se de partidas em massa, ganharia a equipa que chegasse primeiro com os seus três elementos, de mão dada, ao ‘finish’!

Estratégia acima de tudo

Neste caso foram 33 pontos a distribuir pelas equipas, mais 4 pontos obrigatórios em comum, sendo dois destes o “200” e o ponto anterior, com os restantes dois colocados em zona limítrofes e opostas do mapa. A partir daqui, a estratégia de cada equipa ditou as regras, uma vez que neste tipo de prova a vitória não recai necessariamente sobre quem tem os atletas mais rápidos, mas acima de tudo sobre quem melhor distribui os pontos entre os seus elementos em função das capacidades individuais de cada um.

Um dia de sol, a Arena colocada junto a um rio - com água pelo tornozelo, mas muita corrente! - que era necessário ultrapassar para as partidas, terrenos muito interessantes e um mapa excelente, contribuíram para potenciar o clima de festa que é habitual nestes momentos. Festa esta cujo momento de maior expressão terá sido atingido no momento das partidas em massa, que aconteceram espaçadas dez minutos para atletas e adultos.

Mais Portugal nos pódios

Apesar de não se tratar de um evento com um carácter competitivo acentuado, a verdade é que todos tentam fazer o melhor possível e acaba por ser interessante para as nossas cores registar-se que a prova para os jovens foi ganha por uma equipa onde pontificavam a Isabel Sá e Luís Silva, de parceria com o inglês Jonathan Crickmore. Inês Domingues integrou a equipa classificada em segundo lugar, lado a lado com o sueco Fredrik Ingelsson e com a escocesa Frances Wright. Do lado dos técnicos e delegados, a equipa que constituída por Ricardo Chumbinho, Josh Jenner e Joke Haesevoets logrou alcançar o terceiro lugar.

Antes da Cerimónia de Encerramento, houve lugar à Cerimónia de Entrega de Prémios da classificação colectiva, na qual se viu subir ao degrau correspondente ao lugar de Vice-Campeão do Mundo, as meninas da equipa de Juvenis da EB 2,3 Cunha Rivara. Mais um momento especial! Seguiu-se uma curta mas digna Cerimónia de Encerramento, na qual teve lugar o simbólico acto de passagem da bandeira ISF para o país organizador do próximo evento, a Itália. Para terminar o dia e o evento, a comitiva dirigiu-se ao Hotel para almoçar, terminando o dia com a grande festa-convívio entre todos os participantes.
.
[fotos gentilmente cedidas por Ricardo Chumbinho]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: