terça-feira, 21 de abril de 2009

2009 ISF WORLD SCHOOL CHAMPIONSHIP ORIENTEERING MADRID: AGORA FALO EU!


1. O telemóvel tocou, pouco passava da uma da tarde do passado sábado. Do lado de lá da linha, a Professora Maria de Belém juntava a sua ansiedade à minha, face a duas horas de desesperada espera pela actualização dos resultados da prova de Distância Média. E lá ia explicando: “Como aqui ainda não sabemos de nada, pensámos que talvez o Margarido soubesse já de alguma coisa!”

2. Esta maneira de ser e de estar, esta relação tão próxima, esta enorme cumplicidade entre a comitiva portuguesa e o Orientovar, redundou em 40 textos escritos a 40 mãos, proporcionando uma semana inesquecível que fica para a história como o momento mais alto da vida do blogue!

3. A noite de sexta-feira ia alta, os ponteiros há muito afastados da meia-noite e as novidades não paravam de chegar, ainda e sempre graças ao empenho de Ricardo Chumbinho. De repente – surpresa das surpresas! -, entrevistas com elementos de outras delegações. As fotos mostravam claramente a Professora Inês Barroso de bloco e esferográfica na mão, investida no papel de jornalista (e que bem que o faz!), anotando as impressões dos seus colegas de outros países. Foi um momento tão especial!... Só foi pena esta atenção não ter sido levada devidamente em conta, porque o Troféu do ‘Fair-Play’ assentar-nos-ia com inteira justiça (sem qualquer demérito para com a comitiva neo-zelandesa)!

4. Queria muito ter feito uma surpresa à Inês Catalão e, em tempo útil, publicar uma notícia sobre a forma como a notícia do título de vice-campeã do mundo foi recebida em S. Pedro da Gafanhoeira. Por dificuldades de articulação, o meu desejo acabou por não se concretizar. Quero, todavia, vincar aqui o meu sincero agradecimento à Raquel Costa, Jorge Coelho, pais da Inês Catalão, Presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro da Gafanhoeira e, muito em especial, à Isabel Salgado, pelo seu interesse e empenho!

5. O cansaço prega-nos partidas “do arco-da-velha”. Fruto de largas horas em frente ao computador, escrevi ao final da noite do passado sábado, algo profundamente injusto sobre a participação dos nossos Juvenis Masculinos – Selecção na prova de Distância Média, classificando-a de “sem honra nem glória”. Encontrado o erro, logo me apressei a corrigi-lo. Mas quero deixar aqui o meu pedido de desculpas ao Gonçalo Cruz, Rafael Miguel, João Delgado, Hélder Marcolino e Paulo Falcão, reforçando aquilo que justamente penso: “Com toda a honra, mas escassa glória!”

6. A forma como todos sentiram a necessidade de mostrar por cá o que se passava por lá, foi interiorizado duma forma incrível. Foram todos entusiastas fervorosos daquilo que se foi publicando no Orientovar, o que se traduziu no empenho em partilhar as mais variadíssimas impressões com os visitantes do blogue. Uma menção especial para o Professor Ricardo Chumbinho, verdadeiro homem dos sete instrumentos, nunca se poupando a esforços e contribuindo decisivamente para o exito de todo este gigantesco trabalho. A confiança que todos depositaram no Orientovar constitui a minha medalha. A todos o meu Bem-Haja!

7. Deixaria ainda um agradecimento muito especial ao Jorge Baltazar, Filipe Marques, Jorge Fortunato, AD Cabroelo e Manuel Delgado. Eles foram responsáveis pelos únicos comentários ao trabalho desenvolvido em torno destes Mundiais ISF Madrid 2009, com a particularidade de apenas os dois últimos o terem feito a propósito das prestações efectivas dos nossos rapazes e raparigas. Sem Comentários!

8. Por último, vou reforçar um desejo de Manuel Dias, grande Senhor da Orientação e alguém que me é muito querido, parafraseando-o: “Estes jovens e estes técnicos merecem o nosso aplauso. E nós merecemos a alegria de os poder aplaudir. Seria um gesto bonito se alguém (talvez a FPO) se encarregasse de reunir de novo esta comitiva (os 48, sem excepção) e a levasse à cerimónia de entrega de prémios de Almeirim, a 10 de Maio, para receberem a salva de palmas que não lhes pudemos dar em Alcalá de Henares. Para que eles saibam que nos orgulhamos da sua dedicação, dos seus resultados e da forma prestigiante e bem-disposta como representaram o País e esta nossa família da Orientação. Já agora, envergando os fatos de treino que usaram nas cerimónias oficiais.” Eu também quero que eles estejam lá para os poder aplaudir! E você?

[foto gentilmente cedida por Ricardo Chumbinho]


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

7 comentários:

Mário Santos disse...

Parabéns ao Joaquim Margarido pela cobertura (realmente fantástica!) em profundidade deste evento! Quem foi consultando este blog numa base regular, decerto ficou mais bem informado do que muitos no próprio local! Esta é a "boa globalização"!

Renovo também os meus parabéns aos atletas da comitiva portuguesa, assim como aos técnicos que os orientaram e acompanharam.

Formulo ainda votos para que o investimento na juventude e em particular no Desporto Escolar (como já há algum tempo tinha defendido numa votação que aqui foi colocada) possa ser cada vez maior, pois só assim a Orientação nacional será capaz de rejuvenescer e garantir que os veteranos terão dignos sucessores ;-) .

Saudações Desportivas!

Mário Santos

Paulo Pt disse...

LOUVOR DA SEMANA
E a César o que é de césar, gostaria aqui de homenagear o blog Orientovar, na pessoa do meu amigo Margarido, pelo grandioso trabalho na cobertura dos mundiais de Orientação - desporto escolar, quais jornais desportivos. 40 textos em 7 dias, largas horas em frente ao computador, para quê? Para quem não perceber, isto sim, é apoiar os jovens e o futuro deste desporto, fazer ver a um dado numero de velhos e novos do restelo, que há bem pouco tempo estiveram prestes a fechar o blog.
Parabêns amigo Margarido, obrigado.
"Para Orientovar e Joaquim Margarido vai, com a mais profunda emoção, o Louvor da Semana!" http://oridefender.blogspot.com/

ILCO disse...

Depois de acompanhar estas crónicas de Espanha fica-se com a sensação de que foi fácil obter estes resultados, o único objectivo era chegar ao 200 e receber o aplauso dos colegas que estavam à espera.O entusiasmo dos atletas deve ter sido contagiante...
Vamos lá aplaudir esses heróis, pois então!

Rafael da Silva Miguel disse...

Muito obrigado por tudo Margarido.
Estamos todos muitissimo gratos pelo seu trabalho!

Abraço
Rafael Miguel

Vitor disse...

Uff!!! Impressionante!
É de facto fantástica esta autêntica torrente de noticias transmitidas a uma velocidade vertiginosa.
Tenho de reconhecer, como leitor que não quer perder pitada do que se escreve neste espaço, a minha incapacidade para acompanhar este verdadeiro maná informativo à mesma velocidade.
Obrigado JM. Parabéns Jovens Orientistas.

Ana disse...

Parabéns a todos os jovens que participaram neste WSCO 2009, independentemente do lugar obtido, extensivo, também, aos professores e técnicos que os acompanharam nesta espectacular jornada de camaradagem, solidariedade e espírito de entreajuda. Afinal, as amizades que se criaram e as experiências que se partilharam são, verdadeiramente, as coisas que mais tarde se recordam com saudade.
Na realidade, verifiquei que muitos jovens se referem à maneira como foram recebidos pelos colegas da Gafanhoeira, como uma das experiências mais marcantes nesta aventura. Parece-me que isto diz tudo!
E, claro que estamos todos ansiosos por poder aplaudir os nossos jovens, em Almeirim!
Parabéns, também, ao Joaquim Margarido, por mais este excelente trabalho!

Vera Alvarez disse...

Muito obrigada.

Foi expectacular a quantidade de textos sobre o mundial de desporto escolar e o seu empenho para que todos estivessem informados do que lá decorria!

Saudações Orientistas,

Vera Alvarez