terça-feira, 14 de abril de 2009

2009 ISF WORLD SCHOOL CHAMPIONSHIP ORIENTEERING MADRID: ARRAIOLOS, DIA 1


Animados e confiantes no melhor desempenho possível, os 40 alunos e 8 professores da comitiva portuguesa aos Campeonatos Mundiais de Orientação de Desporto Escolar ISF 2009 concentraram-se em Arraiolos.

Teve início a “Operação Madrid 2009”. Na véspera da partida para Alcalá de Henares, onde decorrerão os Campeonatos Mundiais de Orientação de Desporto Escolar ISF 2009, Arraiolos foi o local escolhido para a concentração de toda a comitiva. Os atletas e técnicos da zona de Lisboa, Centro e Norte fizeram da Gare do Oriente o seu ponto de encontro, daí embarcando em autocarro rumo ao sul e a Arraiolos, com uma paragem de permeio em Pinhal Novo, onde se lhes juntaram os elementos do concelho de Palmela. A chegada à localidade arraiolense de S. Pedro da Gafanhoeira, uma das grandes “capitais” da Orientação em Portugal, aconteceu sob um clima de enorme festa e animação por parte da população local e, em particular, dos restantes 16 elementos que compõem a delegação portuguesa a estes Campeonatos do Mundo.

Para além dos atletas “da casa”, a comitiva era aguarda pelo Dr. Carlos Calhau, Director Regional Adjunto da Direcção Regional de Educação do Alentejo. As suas palavras, de reconhecimento e incentivo, marcaram oficialmente o início da participação portuguesa no ISF Madrid 2009. Foi o primeiro momento em que toda a comitiva esteve junta e, pelo clima vivido, desde logo se percebeu que a boa disposição, união e espírito de grupo serão uma constante ao longo dos próximos dias. Esta é, desde logo, a primeira vitória na competição deste ano!


Vontade e empenho

Após um breve lanche em comum, simpaticamente proporcionado pela Coordenação Local de Desporto Escolar do Alentejo Central, desenrolou-se de imediato um ligeiro treino no mapa do Pinheiro – Gafanhoeira, preparado por Tiago Aires, o melhor atleta português da actualidade, treinador de eleição e, juntamente com Raquel Costa, grande obreiro dessa extraordinária realidade chamada GafanhOri. Foi possível, uma vez mais, verificar um característica do grupo patenteada por diversas vezes em situações anteriores: a vontade de treinar e de aperfeiçoar as suas competências em todas as oportunidades e a resposta empenhada e adequada às mais diversas solicitações de treino, o que faz com que este seja um dos melhores grupos de jovens que a Orientação já teve em Portugal.

Seguiu-se a instalação dos atletas “de fora” em casa dos seus companheiros alentejanos, um banho rápido e a partida para a simpática vila de Arraiolos, onde se desenrolou um breve mas muito agradável programa social, promovido pela Autarquia. Num dos mais significativos espaços da vila – o Salão Nobre dos Paços do Concelho, pontuado pela esmagadora beleza dos soberbos painéis do pintor arraiolense Simão César Dórdio Gomes – teve lugar a recepção oficial. Jerónimo dos Lóios e Sílvia Pinto, respectivamente Presidente e Vice-Presidente da edilidade, dirigiram-se aos “visitantes ilustres” com palavras de simpatia e reconhecimento, sublinhando a importância do singular momento. Após a recepção houve lugar a um jantar, também ele cortesia da autarquia, onde uma vez mais imperou a boa disposição e alegria entre todos.


De partida para Madrid

A noite foi de repouso em S. Pedro da Gafanhoeira, de onde a comitiva partiu cerca das 9h30 desta manhã, seguindo já rumo aos domínios de “nuestros hermanos”. Uma última palavra para relembrar a constituição da comitiva: Inês Barroso (DGIDC), Chefe de Comitiva; Ricardo Chumbinho (ES Palmela), Chefe de Comitiva Adjunto; Avelina Alvarez (EB23 Sarrazola), Daniel Pó (ES Pinhal Novo), Hélder Ferreira (EB23 Guilherme Stephens), José Mateus (EB23 Cunha Rivara), Mª Belém Magalhães (EB23 A Ribeirinha) e Tiago Aires (FPO), Técnicos; Inês Catalão, Teresa Maneta, Ana Anjos, Sofia Anjos, Diana Prates, Gonçalo Pereira, Pedro Rosado, João Cascalho, João Salgado, João Pedro, Rita Rodrigues, Ana Salgado, Inês Pinto, Ana Coradinho, Ana Tomás e Paulo Falcão (EB 2,3 Cunha Rivara), Paulo Pereira, Miguel Mouco, Bruno Jesus, Ricardo Reis, Fábio Silva e Luís Silva (ES Pinhal Novo), Catarina Dias, Joana Costa, Isabel Sá, João Delgado e Hélder Marcolino (EB 2,3 A Ribeirinha), Mariana Moreira, Margarida Colares, Marta Ferreira e Gonçalo Cruz (ES Santa Maria), Inês Domingues e Ana Tereso (EB 2,3 Guilherme Stephens), Vera Alvarez e Nádia Silva (EB 2,3 Sarrazola), Marcelo Aguiar e Rafael Miguel (ES Estarreja), Tiago Baltazar (EB 2,3 Navegador R. Soromenho), Sérgio Duarte (ES Maximinos) e Miguel Ferreira (ES Palmela), Atletas.







[fotos gentilmente cedidas por Ricardo Chumbinho]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: