sábado, 18 de abril de 2009

2009 ISF WORLD SCHOOL CHAMPIONSHIP ORIENTEERING MADRID: MUITO, MUITO BONITO!


Sem mais demoras, aqui deixamos o testemunho duma jornada memorável, vivido e sentido por Ricardo Chumbinho.

"Verdadeiros heróis", será a mínima forma de adjectivar todos quantos estiveram hoje em prova, numa corrida de Distância Média que contava com um percurso de ataque ao '200' ao longo de uma ravina e um sprint (!!???) final com um desnível de 25 metros para… 45 de distância, seguido de mais 150 metros em terreno plano à volta da Arena!

Hoje houve sol, houve som na cerimónia de entrega de prémios, não houve surpresas por parte da organização e não houve atrasos nos transportes . Mas, acima de tudo, houve muita alegria, muita emoção, muita festa e principalmente houve muito Portugal na Arena! Dada a dureza extrema da fase final da prova, o facto de os dois últimos pontos e todo o percurso até ao 'finish' estarem à vista dos espectadores e os magníficos resultados alcançados pela comitiva portuguesa, à medida que a prova se encaminhava para o seu final foi crescendo a sensação de que grandes resultados estavam a acontecer. Chegou a ser emocionante ver toda uma comitiva a puxar a plenos pulmões pelos seus jovens atletas que iam chegando ao '200' e iniciavam a “escalada” para o 'finish'. "Deslumbrante", poderia ser a expressão a aplicar ao momento vivido…

De permeio, a consulta dos resultados parciais ia fazendo crescer a expectativa que se foi criando… e os resultados foram-se confirmando uns atrás dos outros. Mas a festa e a exaltação do nome dos nossos atletas e do país que todos representamos, atingiu o seu epílogo durante a Cerimónia de Entrega de Prémios. Uma cerimónia diametralmente oposta à da Distância Longa, mais rápida, muito bem preparada e com muita dignidade. E foi aí que várias centenas de participantes de diversos países viram e ouviram a forma emotiva como um punhado de poucas dezenas não se pouparam na celebração dos seus campeões; e diga-se, em abono do 'fair-play', também dos seus companheiros de outras nações que lograram alcançar, em resultado do seu esforço, reconhecimento perante todos. Muito, muito bonito!


[foto gentilmente cedida por Ricardo Chumbinho]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

1 comentário:

adcabroelo disse...

Parabéns a todos, melhor era quase impossível