segunda-feira, 6 de abril de 2009

11º ORIJOVEM: SUCESSO RENOVADO


Pataias recebeu, na passada semana, o 11º OriJovem, estágio de Orientação para jovens dos 8 aos 18 anos. Mais um grande momento de convívio e aprendizagem em torno do desporto da floresta, acompanhado de muito perto por António Aires, Director Técnico Nacional, e que connosco partilha as suas impressões sobre o evento.

"Este OriJovem teve 135 jovens a participar, o que, na sequência dos 140 participantes no 10º OriJovem em Ovar, é um indicador de que estes estágios estão a ter um sucesso enorme e de que estes números terão tendência para se manter no futuro.

No entanto, este sucesso ao nível quantitativo implicou um decréscimo no nível qualitativo no acompanhamento aos mais jovens (laranjinhas e verdes), devido aos insuficientes recursos humanos que tivemos ao nosso dispor. Este aspecto menos conseguido tem origem também na grande disparidade de níveis agora existentes nos atletas presentes no OriJovem, visto que os atletas do grupo dos Magentas (muitos deles já atletas das Selecções Nacionais) têm um nível muito elevado. Esta realidade nova implicará a necessidade de, no futuro, existir um planeamento completamente distinto e de uma divisão em dois grandes grupos. Assim, passarão a existir dois OriJovens distintos, um direccionado para os mais jovens, com actividades exclusivamente de Iniciação e Formação, e outro preparado para os atletas de maior nível, cujos treinos serão direccionados para o Aperfeiçoamento e Competição.

Ao nível dos apoios, e inserido na política de aproveitamento de Escolas para alojamento em Solo Duro, banhos e utilização das Cantinas para as refeições, tivemos desta vez a colaboração do Agrupamento de Escolas de Pataias, para cujo Conselho Executivo quero deixar aqui um especial agradecimento. Gostaria também de agradecer ao pessoal da Cozinha que nos brindou ao longo destes cinco dias com boa comida, boa disposição e muita compreensão. Tivemos também a colaboração do COC – Clube de Orientação do Centro na cedência dos seus mapas e na ajuda nos contactos com as entidades da região, e da Câmara Municipal de Alcobaça na cedência dos autocarros.

Relativamente ao funcionamento do Estágio, nada melhor que dar a palavra a atletas e técnicos."

António Aires


[foto gentilmente cedida por Hélder Ferreira]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: