segunda-feira, 6 de abril de 2009

11º ORIJOVEM: A PALAVRA AOS ATLETAS


Pegando na sugestão do Director Técnico Nacional, damos a palavra a atletas e monitores acerca do 11º OriJovem, que decorreu em Pataias de 29 de Março a 3 de Abril. Começamos por escutar um atleta, no caso concreto João Mega Figueiredo.

“Na primeira semana das férias da Páscoa, muitos jovens como eu decidiram rumar a mais um OriJovem, desta vez em Pataias.

No momento da minha chegada fiquei logo surpreendido com tantos ‘laranjinhas’. Este aspecto deixou-me muito satisfeito pelo que se percebe que a Orientação começa a ser um desporto que desperta o interesse dos mais jovens. Em termos de planificação do Estágio (falo em termos de ‘azuis’ e ‘magentas’, pois não tive oportunidade de ver e acompanhar os ‘verdes’ e os ‘laranjinhas’) foi muito bem conseguida, acho que tocou em muitos pontos técnicos que os jovens presentes não dominam e um bom exemplo disso foram os treinos de Estafetas, em que se lida continuamente com a pressão. Este treino poderá vir a colher frutos em competições próximas, como o Campeonato Europeu de Jovens.

O apoio logístico, como todas as coisas, teve o seu lado bom e o seu lado mau. Começando pelo melhor: a alimentação, os monitores, os terrenos e os mapas. Já menos positivo foi o frio que se fazia sentir no Solo Duro e os banhos frios para mais de metade dos atletas.

Um dos grandes objectivos do OriJovem é, sem dúvida, os presentes partilharem experiências e crescerem, como atletas e pessoas, em grupo e em sociedade. O facto de todos os que se estão a iniciar na modalidade conviverem com atletas que representam a Selecção Nacional é bem demonstrativo deste aspecto. Contudo, um Estágio com tantas pessoas impossibilita o acompanhamento mais individualizado. Mas este problema já foi resolvido (e na minha opinião da melhor forma), separando os ‘verdes’ e ‘laranjinhas’ dos ‘azuis’ e ‘magentas’.

Sem me alargar muito mais, falta só referir que muitas das pessoas presentes neste 11º OriJovem regressaram a suas casas com vontade de voltar no próximo e mais disciplinadas no que diz respeito ao ambiente e ao respeito a ter com todos os companheiros e monitores.”

Mega

[foto gentilmente cedida por Hélder Ferreira]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: