sábado, 18 de abril de 2009

10MILA 2009: TIAGO ROMÃO PRESENTE


Pausa na reportagem desde Madrid para um olhar sobre a 10Mila, um dos maiores acontecimentos da orientação a nível mundial, que decorre entre hoje e amanhã em Perstorp, Skane (Suécia).

A edição deste ano já começou e neste momento decorre a prova de Estafeta destinada às equipas femininas. O momento alto, contudo, chegará às 22:30 (hora na Suécia), com o início da prova masculina, que se prolongará por toda a noite. O número de equipas inscritas é deveras impressionante, com 276 formações de jovens (4 atletas), 349 equipas masculinas (10 atletas), 334 equipas femininas (5 atletas) e 72 equipas a concorrer na prova aberta (3 atletas). Em termos de participação, isto perfaz a bonita soma de 5928 atletas, o que dá bem a ideia da dimensão do evento.

De acordo com uma sondagem efectuada pelo WorldofO, a turma finlandesa do Kalevan Rasti e a equipa sueca do Domnarvets GoIF recolhem as preferências dos votantes quanto à vitória final. Os finlandeses têm no francês Thierry Gueorgiou o seu maior trunfo, muito bem secundado por nomes como Jan Prochazka, Tommi Tölkkö ou Fabian Hertner. Os grandes rivais parecem ser as equipas norueguesas do Kristiansand OK, onde pontificam Christian Bobach, Baptiste Rollier, Holger Hott e o líder do ‘ranking’ mundial, Daniel Hubmann, e do Halden Skiklubb, que apresenta nas suas fileiras Anders Nordberg, Olav Lundanes, Kiril Nikolov ou Emil Wingsted.

No sector feminino, a turma do Domnarvets GoIF é a favorita, apresentando na sua constituição as checas Dana Brozkova e Eva Jurenikova, para além de Karolina Höjsgaard, Lena Eliasson e Lina Bäckstrom. O Halden Skiklubb, da norueguesa Anne Margrethe Hausken e da francesa Céline Dodin, a par das finlandesas do Turun Suunnistajat, das suíças Seline Stalder e Vroni König-Salmi, serão as equipas mais bem posicionadas para contrariar o favoritismo das suecas.

Esta edição da prova torna a falar português, graças à presença de Tiago Romão. O atleta do COC, que se sagrou recentemente campeão nacional de Estafetas e vice-campeão nacional de Distância Longa, integrará a turma sueco do OK Klemmingen, de parceria com Andris Jubelis, Christian Tingström, Andreas Davidsson, Andis Laveikis, Carl Pramlid, Bj]orn Pramlid, Edvard Davidsson, Conrad Tingström e Stefan Carlsson. Ao português foi dada a honra de fechar a estafeta, cumprindo o derradeiro percurso na distância de 17,0 km.

Saiba tudo sobre a prova em
www.10mila.se e acompanhe ainda a transmissão em directo.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: