segunda-feira, 9 de março de 2009

TROFÉU DE ORI-BTT DE COZ: AS DECLARAÇÕES DE JOÃO FERREIRA


João Ferreira fez a sua estreia no escalão Elite Masculina com um quinto lugar no Troféu Ori-BTT de Coz. Excelente resultado, diga-se, mas que poderia ter sido melhor, segundo se depreende das afirmações do jovem e promissor atleta bairradino.

“Falando da prova, o que poderia ter sido um bom resultado veio a ser uma desilusão no final. Quando chegamos ao fim de uma prova longa, dura, depois de uma hora e tal de esforço e nos dizem que a prova foi anulada, isto é, no mínimo, frustante. O grave não foi só anularem a prova, o grave foi anularem a prova a meio ou seja, já com muitos atletas a cumprir os seus percursos. Esses fizeram a prova toda até ao fim e só souberam quando terminaram, ao passo que outros, que partiram mais tarde, foram avisados atempadamente e por isso não completaram as provas ou nem sequer partiram. Isto leva a uma clara vantagem em termos físicos para a prova de domingo. A Organização teria feito melhor se anulasse a prova no final, colocando todos os atletas em igualdade de circunstâncias.”

“Depois de remoer muito esta prova, apresentei-me no domingo disposto a esquecer o que se tinha passado e a fazer o melhor possível. Parti bem para o primeiro ponto mas logo para o segundo uma má opção fez-me perder quatro minutos. Continuei a prova e tentei esquecer o erro, mas voltei a cometer mais três más opções que me fizeram perder bastante tempo. Devido à falta de tempo disponível para treinar, fisicamente estou longe de estar em forma, daí que perdi algum tempo na parte física. Em relação ao mapa, foram várias as situações em que os atletas tinham que decidir se aquele caminho estava marcado no mapa e outras vezes "procurar" caminhos que estavam no mapa mas que no terreno eram muito pouco visíveis. A organização avisou que haveria zonas em que o mapa não estaria correcto devido a cortes de árvores recentes. Foi uma das dificuldades tivémos.”

“ Apesar do tempo perdido ainda consegui ficar em quinto lugar no escalão de Elite. Decidi subir de escalão porque como não tenho treinado como gostaria, preciso de fazer quilómetros e estar na Elite acarreta uma motivação extra. Saio deste fim-de-semana com alguma tristeza devido a anulação do percurso de sábado mas ao mesmo tempo acabou por ser um resultado aceitável. Mas quero fazer melhor!"

Visite a página de João Ferreira em
http://joaoferreira.net/.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: