quinta-feira, 12 de março de 2009

PELO BURACO DA FECHADURA (III)...


“Com as excelentes condições atmosféricas que se esperam nesta fase de transição entre o Inverno e a Primavera, o GafanhOri espera por si para desfrutar da junção harmoniosa entre Alentejo e Orientação.” São estas as aliciantes palavras que se podem ler na página da 6ª etapa do III Troféu Ori-Alentejo e nos levam a espreitar a prova pelo buraco da fechadura.

Depois da magnífica jornada do Monte da Pastaneira, está aí mais uma etapa do III Troféu Ori-Alentejo, de novo com organização do GafanhOri. O mapa da Estrelada vê-se prolongado graças ao trabalho de cartografia de Tiago Aires e Raquel Costa e a prova estende-se pelas aldeias do Sabugueiro e S. Pedro da Gafanhoeira. O terreno - floresta de sobreiros com muitos detalhes rochosos e de relevo e zonas de floresta de reduzida visibilidade – encerra enormes desafios e promete muita e boa Orientação.

Ao encontro da prova, o Orientovar conversou com Tiago Aires que começou por explicar que “esta era uma prova inicialmente programado para ser organizada pelo Clube da Natureza de Alvito, mas que não teve possibilidade de a organizar pelo que o GafanhOri assume essa responsabilidade. Num terreno bastante técnico, com muitos detalhes rochosos e com pouca visibilidade, será assim utilizado o mapa e percursos que estavam planeados para a etapa de Fevereiro do Ori-Alentejo mas que por causa de uma caçada ao Javali tiveram de ser alterados para o Monte da Pastaneira.”


O regresso de Marco Póvoa

Relativamente àquilo que está preparado para receber os participantes, Tiago Aires faz questão de referir que “este evento conta como de costume com o sistema de som de forma a puderem ser seguidos os movimentos na Arena que se encontra a meio do mapa. Junto à Arena existirão as partidas, chegadas e dois pontos de espectadores para os percursos Difícil, já que no Médio existirá apenas um ponto de espectadores. O estacionamento fica junto ao Cemitério do Sabugueiro que dista a 700 metros da Arena. No escalão difícil o primeiro ponto de espectadores será sensivelmente aos 10´de prova, o 2º aos 20´de prova e o tempo de chegada para o vencedor na casa dos 40´de prova.”

A título de curiosidade, o principal responsável da colectividade arraiolense refere que “temos inscrito o Marco Póvoa, que volta assim às provas em Portugal. Ele que, como é sabido, é o atleta mais vezes Campeão Nacional de Elites e vencedor por seis vezes consecutivas da Taça Portugal. Estão também inscritos o Tiago Romão (COC), Miguel Silva (CPOC), Jorge Fortunato (Ori-Estarreja), Paulo Franco (COC), Filipe Dias (CPOC), Mário Silva (COC), Ana Oliveira (Ori-Estarreja), Miguel Mouco e Paulo Pereira (Pinhal Novo), entre muitos outros.”

A terminar, Tiago Aires lembra que “podem ainda inscrever-se” e acrescenta: “Aliás, temos muitos mapas de margem, pois esperamos no Dia Nacional da Orientação, com os seis eventos no nosso concelho, captar praticantes para este evento logo no dia seguinte.”


Todas as informações em
http://www.gafanhori.pt/15mar/.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: