quinta-feira, 12 de março de 2009

PELO BURACO DA FECHADURA (II)...


Quinze dias volvidos sobre a dupla etapa de Barcelos, a Taça FPO Norte está de regresso. Pelas mãos do Grupo Desportivo 4 Caminhos, a cidade invicta recebe, no sábado e domingo próximos, o 5º Troféu de Orientação do Porto e o Justlog Park Race.

Apostado em promover e divulgar a modalidade, tornando-a acessível a todo o género de públicos, o Grupo Desportivo 4 Caminhos volta a apostar nos belos espaços ajardinados da cidade do Porto para aí fazer disputar duas das suas provas mais emblemáticas. No sábado, no Parque de S. Roque e Complexo Desportivo do Monte Aventino, tem lugar a 5ª edição do Troféu de Orientação do Porto. No domingo, a Orientação volta-se para o mais belo palco da cidade, espraiando-se pelo Parque de Serralves.

Ambas as provas pontuam para o ‘ranking’ Norte da Taça Federação Portuguesa de Orientação, destinando-se a pessoas de qualquer idade, podendo participar nas categorias de Competição ou Abertas, individualmente ou em grupo. Refira-se ainda que os eventos integram essa iniciativa de âmbito mais vasto que é o Dia Nacional da Orientação.

“Dinâmica de solidariedade”

Começando precisamente por este particular aspecto, Fernando Costa, Presidente do Grupo Desportivo 4 Caminhos, começou por salientar que “o Dia Nacional da Orientação, veio criar uma dinâmica de solidariedade entre os vários intervenientes na modalidade, no sentido de divulgar as bases do nosso desporto.” Pensando em termos de futuro, Fernando Costa confessa que “a minha expectativa é que nos próximos anos se consigam criar laços de cooperação com outras entidades externas à FPO, como o Desporto Escolar, o Exército, Bombeiros, Serviço Nacional de Protecção Civil e outros, no sentido de se conseguir um maior êxito nesta iniciativa.”

Relativamente às duas provas do Porto, o responsável máximo pela popular colectividade da Senhora da Hora adiante que as mesmas “surgem no seguimento de uma estratégia de desenvolvimento da modalidade na área metropolitana do Porto, assente na realização de cartografia dos Parques e zonas verdes da Cidade. Concretizando: “Este ano, será o Parque de S. Roque e o Complexo Desportivo do Monte Aventino a receberem a 5ª edição do Troféu de Orientação do Porto. Este Troféu inclui também a 3ª etapa do ‘ranking’ do Desporto Escolar da Direcção Regional de Educação do Norte e ainda uma acção de iniciação ao Trail-O para deficientes motores.”

Ao encontro dos encantos de Serralves

Quanto ao Justlog Park Race, Fernando Costa adiantou: “O Parque de Serralves abre pela segunda vez as suas portas a um evento de Orientação pedestre para a realização do Justlog Park Race. Este parque é um ex-libris da cidade do Porto, bem no centro da cidade e com excelentes condições para a pratica da modalidade. São assim, dois bons motivos para levar os portuenses a associarem-se ao Dia Nacional da Orientação e a fazerem desporto na Natureza, bem no centro da Cidade.”

Refira-se a terminar que a prova de Serralves conta com um total de 310 inscritos, metade dos quais nos escalões abertos. Quanto ao 5º Troféu de Orientação do Porto, aí o caso muda de figura e a organização prepara-se para receber… 720 participantes! S. Pedro parece definitivamente convertido ao desporto da floresta e vai dar uma “mãozinha”, pelo que se encontram reunidos todos os ingredientes para uma dupla jornada de superior Orientação.

Todas as informações em
http://www.gd4caminhos.com/content/view/496/462/ e em http://www.gd4caminhos.com/parkrace/. Mais informações e inscrições através dos números 22 955 26 41 ou 93 626 42 16.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: