quinta-feira, 12 de março de 2009

PELO BURACO DA FECHADURA (I)...


Sesimbra prepara-se para um fim-de-semana pleno de emoção, espectáculo e muita adrenalina. É o regresso das Corridas de Aventura pelas mãos do GDU Azóia, com um programa intenso distribuído por três provas em simultâneo. Aqui e agora, venha connosco espreitar pelo buraco da fechadura o Raid de Corridas de Aventura da Península de Setúbal, o III Raid de Orientação do Cabo Espichel e a Corrida de Aventura Jovem.

Depois do Raid do Mondego, a Taça de Portugal de Corridas de Aventura está de regresso para mais uma grande jornada desportiva. Os concelhos de Sesimbra, Palmela e Setúbal e a beleza selvagem do Parque Natural da Arrábida serão palco duma série de actividades desafiantes que, no seu conjunto, colocarão à prova as aptidões físicas, a destreza e as qualidades estratégicas de cerca de quatro centenas de participantes.

Raid Corridas de Aventura Península de Setúbal, Corrida de Aventura Jovem e III Raid do Cabo Espichel são as três propostas irrecusáveis, ao encontro de todos os gostos e sensibilidades. A equipa organizativa terá Jorge Baltazar como Director da Prova, José Manta na Direcção Técnica, António Rusga como Traçador de Percursos e Nuno Sousa nas funções de Supervisor.

“Um excelente meio de promoção da modalidade”

Ao encontro dos responsáveis pela pesada máquina organizativa, o Orientovar auscultou as opiniões de Jorge Baltazar, que arca com as despesas da conversa. E porque as provas fazem questão de assinalar o Dia Nacional da Orientação, foi precisamente por aí que começaram as suas declarações: “As nossas três actividades não foram especificamente pensadas para integrarem a iniciativa, mas tendo esta sido marcada para este dia, faz todo o sentido que a integrem.” Perspectivando aquilo que será a Corrida de Aventura da Península de Setúbal, acrescenta que “a prova integra o ‘ranking’ da Taça de Portugal e decorrerá ao longo do fim-de-semana. Estarão presentes 35 equipas, das quais se destacam os campeões nacionais de Elite Mista, Clube de Praças da Armada / 9A e a actual comandante da Taça de Portugal em Elite Masculina (GLOBAZ.PT Polisport).”

A prova será composta por 8 etapas, nas quais a Orientação será rainha e os meios de locomoção variam entre pedestre, BTT, canoagem, natação, mergulho, patins, técnicas de progressão vertical (‘rappel’ e escalada) e em gruta. Jorge Baltazar chama uma particular atenção para a “grande expectativa em torno da segunda etapa, com actividades aquáticas tais como remo em barco tradicional, mergulho em apneia e "coastering", ou seja, progressão em ambiente aquático, junto à falésia, recorrendo a natação e técnicas de escalada.” Esta etapa decorrerá em Sesimbra e, de acordo com aquele responsável, “será um excelente meio de promoção da modalidade.” A restante prova decorrerá no Parque Natural da Arrábida, nos concelhos de Sesimbra, Palmela e Setúbal, com Jorge Baltazar a fazer questão de realçar ainda “a etapa nocturna de Orientação em BTT”, com uma extensão total de 80 km.”

Uma inovação chamada Corrida de Aventura Jovem

Mas o ambicioso programa do GDU Azóia para um fim-de-semana pleno de pura adrenalina, não se resume à Corrida de Aventura da Península de Setúbal. No dia 14, Dia Nacional da Orientação, realiza-se a Corrida de Aventura Jovem, “uma prova destinada a equipas do Desporto Escolar, de associações juvenis, clubes e de organização informal”, de acordo com as explicações de Jorge Baltazar. Uma prova na qual o GDU Azóia deposita fundadas expectativas, considerando-a como “um excelente meio de divulgação desta disciplina da Orientação, tendo como principal interesse o facto de ser a primeira actividade de Corridas de Aventura, realizada no âmbito da FPO, destinada exclusivamente à população juvenil.”

A prova terá um total de 20 km, dividida em três etapas (Orientação em BTT, Orientação pedestre e actividades aquáticas - Canoagem, natação e mergulho e ainda tiro com arco e técnicas de progressão em gruta. O local de início será na sede do GDU Azóia e termina em Sesimbra. E Jorge Baltazar deixa um convite: “Os interessados podem ainda juntar-se às 12 equipas já inscritas e vir desfrutar das excelentes condições do local para a prática desportiva no seio da natureza.”

III Raid do Cabo Espichel completa o programa

Fazendo jus ao ditado de que “não há duas sem três”, no domingo terá lugar a 3ª edição do Raid do Cabo Espichel, que conta já com mais de uma centena de inscritos. Jorge Baltazar refere que se trata “principalmente de atletas não federados, que irão enfrentar um desafio de mais de três horas de provas, numa das sete possibilidades de participação: Raid Pedestre (25 km de Orientação), Mini-Raid Pedestre (12 km), Raid de BTT (50 km) Mini-Raid de BTT (25 km), Duatlo (12 km de pedestre + 25 km de BTT) e passeios guiados (Pedestre e BTT).”

Jorge Baltazar acrescenta que “a prova será organizada em parceria com a empresa de animação turística ‘Vertente Natural’ e teremos uma vez mais o apoio incondicional da Câmara Municipal de Sesimbra e da Junta de Freguesia do Castelo, que muito tem contribuído para o sucesso das nossas iniciativas, a que se juntou a Junta de Freguesia de S. Lourenço de Azeitão. Destacamos também a excelente colaboração dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra e de Setúbal que complementarão os meios de segurança implementados pela organização.”

Ainda vai a tempo de se inscrever

A terminar, um voto de esperança: “Será certamente um fim-de-semana cheio de aventura, em que a Orientação será uma vez mais realçada como uma excelente forma de convívio e desfrute da natureza. Para quem ainda não experimentou esta disciplina da orientação pode inscrever-se com os amigos (3 a 5 elementos) no escalão promoção, que realiza apenas as etapas tecnicamente mais acessíveis, podendo assim desfrutar das paisagens e do ambiente da competição.”

Todas as informações em
http://oriazoia.no.sapo.pt/, para o e-mail ca.setubal@sapo.pt ou através dos 967 122 463 ou 969 852 683.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: