sexta-feira, 20 de março de 2009

ORIENTAÇÃO EM ESPANHA: UM OLHAR DE PEDRO PASION


Pedro Pasion, Seleccionador Nacional de Espanha para a Orientação Pedestre, acedeu amavelmente ao convite do Orientovar para nos dar a conhecer um pouco do que se vai fazendo no país vizinho.

Madrid recebe este fim-de-semana o Trofeo Martin Kronlund, 4ª Etapa da Liga Espanhola de Orientação Pedestre 2009. Para nos falar do início de temporada e, sobretudo, daquilo que vamos poder esperar da Selecção Espanhola nos seus compromissos internacionais, o Orientovar foi ao encontro de Pedro Pasion, o Seleccionador Nacional. Aqui fica o resultado dessa entrevista.

Orientovar – Que balanço se pode fazer das provas da Liga Espanhola disputadas até ao momento?

Pedro Pasion – As provas WRE de Alicante (XI Trofeo Costa Blanca) e Sevilha (Trofeo Internacional Dia de Andalucia) apresentaram uma elevada qualidade técnica, contando com a presença de 100 a 150 atletas estrangeiros de alto nível. Concretamente em Sevilha, podemos dizer com orgulho que um atleta masculino espanhol, Daniel Portal, foi o vencedor da prova pontuável para WRE e uma atleta espanhola, Ona Rafols, foi 2ª classificada nessa mesma prova WRE. O próximo WRE será em Bilbao (País Basco), em finais de Março, em terrenos similares aos do Campeonato do Mundo WOC 2009. Aí, os atletas que aspiram a um lugar na Selecção terão que lutar duro, visto serem provas de apuramento para a Equipa Nacional 2009.


Orientovar - Que objectivos definiu para a Selecção Nacional Sénior de Orientação para a época 2009?

Pedro Pasion – Basicamente, definimos quatro grandes objectivos. Desde logo, afinar o período de preparação com vista à participação no Campeonato do Mundo WOC 2009. Para tal, temos previsto mais estágios específicos em termos de quantidade e qualidade do treino, participações em provas da Taça do Mundo e a colaboração de técnicos com experiência. O segundo objectivo passa pela tentativa de incrementar o número de atletas presentes em finais A do Campeonato do Mundo. Depois, procuraremos dar um maior apoio aos atletas com idades compreendidas entre os 20 e os 24 anos, integrando-os nas actividades da Selecção. Finalmente, prosseguir com o clima positivo de trabalho e esforço do grupo.

Orientovar - O que vamos poder apreciar em termos de provas e que poderão ser considerados os pontos altos da temporada?

Pedro Pasion – Em primeiro lugar, de 10 a 12 de Abril, o Campeonato de Espanha (Villena, Alicante). Serão provas muito importantes para definir as equipas com vista aos compromissos internacionais. Seguidamente, as duas provas da Taça do Mundo do mês de Junho (Noruega e Finlândia). Embora representada, a Espanha contará aí com uma presença reduzida. O momento alto será o WOC (Hungria), de 15 a 23 de Agosto, e que constituirá o objectivo fundamental da equipa nesta temporada.

Orientovar - O que se pode esperar dos atletas espanhóis quanto ao seu desempenho competitivo, nomeadamente a nível internacional, e qual a margem de progressão que se estima a modalidade possa ter em Espanha?


Pedro Pasion - Embora lentamente, temos vindo a progredir. É importante que os atletas colham mais experiência competitiva internacional em provas WRE, da Taça do Mundo e do Campeonato do Mundo. É importante que possam competir nos meses de Junho a Setembro fora de Espanha, que é onde podemos encontrar as competições de máximo nível e encontrar as condições ideais para irmos afinando mecanismos com vista ao Campeonato do Mundo. A Orientação Pedestre é a modalidade que mais tem progredido em Espanha. O trabalho com os atletas aproxima-se do profissionalismo e, em termos de margem de progressão, creio que será no Sprint que teremos que desenvolver um trabalho mais específico, uma vez que, tradicionalmente, os atletas estão mais motivados para as Distâncias Média e Longa.

Orientovar - Qual o seu maior desejo para 2009?


Pedro Pasion - Ver os meus atletas aproximarem-se ou chegarem mesmo às finais do Campeonato do Mundo. Se tal acontecer, significará que aumentámos o nível dos nossos atletas e, consequentemente, melhoraremos também nas Estafetas.

Acompanhe todos os desenvolvimentos da Orientação espanhola na página da FEDO, em
http://www.fedo.org/mambo/.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: