sexta-feira, 6 de março de 2009

NACIONAIS DE DESPORTO ESCOLAR APRESENTADOS EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA


15 modalidades, 2300 alunos de todo o País, 150 professores / técnicos desportivos, 50 professores na organização, 15 locais de competição. São estes os números dos Campeonatos Nacionais do Desporto Escolar, hoje apresentados em Conferência de Imprensa e que, de 22 a 24 de Maio próximos, animarão toda a Península de Setúbal.

Decorreu na manhã de hoje, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal, a apresentação pública dos Campeonatos Nacionais do Desporto Escolar. Presentes, na Mesa de Honra, a Sub-Directora da Direcção Regional de Inovação e Desenvolvimento Curricular, o Director-Adjunto da Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, o Director do Gabinete Coordenador do Desporto Escolar, o representante do Governo Civil de Setúbal e o Presidente da Câmara Municipal de Setúbal. Entre a assistência, presentes os Presidentes de algumas Federações e Associações com quem o Desporto Escolar estabeleceu parcerias, os Presidentes dos Clubes do Concelho onde se irão disputar algumas das modalidades, os Presidentes dos Conselhos Executivos de muitas Escolas do Concelho, o Coordenador Regional do Desporto Escolar da Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Coordenadores das Equipas de Apoio às Escolas da Península de Setúbal, Professores / Técnicos convidados e inúmeros jornalistas.

A Conferência de Imprensa constou da apresentação pública dos Campeonatos que decorrerão entre os dias 22 e 24 de Maio em todo o concelho de Setúbal. Para que assim aconteça, foram mobilizados todos os equipamentos desportivos da cidade - públicos e privados -, bem assim como muitas escolas que irão acolher as comitivas das cinco Direcções Regionais de Educação (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve) e ainda a Direcção Regional de Educação dos Açores.

Da Comissão Organizadora fazem parte o Director do Gabinete Coordenador do Desporto Escolar (DGIDC), o Coordenador Regional do Desporto Escolar (DRELVT) e na Comissão Executiva pontificam os nomes da Professora Inês Barroso (GCDE / DGIDC), Professor Vladimiro Viana (EAEPSS), Professor Ricardo Chumbinho (ES Palmela), Professor Alberto Carolino (EB 2,3 Bocage) e Luís Liberato (Câmara Municipal de Setúbal).

Envolvendo 2300 participantes, entre professores e alunos, os Campeonatos Nacionais do Desporto Escolar integrarão as seguintes modalidades: Actividades Rítmicas e Expressivas, Andebol, Atletismo, Badminton, Basquetebol, Canoagem, Futsal, Golfe, Natação, Orientação, Râguebi, Ténis, Ténis de Mesa, Voleibol e Xadrez.


Para a Organização do evento, “o envolvimento das escolas do Concelho de Setúbal nesta iniciativa é determinante para o sucesso da mesma”. No aspecto logístico, este envolvimento traduzir-se-á nos seguintes sectores: Locais de competição, alojamento, alimentação, professores para as equipas de apoio e alunos em regime de voluntariado. Quanto à dimensão participativa, os Nacionais Setúbal 2009 constituirão uma oportunidade para que os alunos das escolas de Setúbal possam participar numa grande actividade de dimensão nacional, através de iniciativas paralelas como o concurso de Cartaz, passeio cicloturista, festival de actividades desportivas, exibições diversas de carácter cultural e desportivo e Escola Móvel de Trânsito. Estas e outras iniciativas envolverão perto de 1000 alunos provenientes das várias escolas do 1º, 2º e 3º ciclos do Concelho e decorrerão diariamente, de 12 a 21 de Maio.

Está lançado o grande desafio que os Nacionais Setúbal 2009 encerram. Para a Coordenação Técnica Local, “a participação do Gabinete Coordenador do Desporto Escolar é uma realidade e sente-se a necessidade de localmente poder responder com uma intervenção mais objectiva”. E resta a grande certeza de que “o conjunto pretende guindar a um elevado nível estes Campeonatos Nacionais do Desporto Escolar”.

Resta acrescentar que, no que à Orientação diz respeito, a competição envolverá um total de 160 participantes, terá lugar nos terrenos da Gambia (Setúbal) e será coordenada pelo Professor Jorge Baltazar.

Mais informações em
http://www.desportoescolar.min-edu.pt/.

[foto gentilmente cedida pelo Professor Alberto Carolino]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: