domingo, 15 de março de 2009

JUSTLOG PARK RACE: EM SERRALVES, A CULTURA DA ORIENTAÇÃO


Num dia autenticamente primaveril, o Parque de Serralves voltou a afirmar as suas excepcionais qualidades para a prática da Orientação.

Justlog e Grupo Desportivo 4 Caminhos deram as mãos, levando a cabo pelo segundo ano consecutivo um evento de Orientação nos belos e verdes espaços de Serralves, na cidade do Porto. Pontuável para o ‘ranking’ da Taça FPO Norte, o Justlog Park Race celebrou ainda o Dia Nacional da Orientação, proporcionando uma manhã bem orientada e seguramente diferente a quatro centenas de participantes, 156 nos escalões de competição e os restantes nos escalões abertos. Com percursos do agrado de todos e num ambiente de verdadeira festa e convívio, este foi um primeiro contacto com a modalidade para um número substancial de participantes, entre os quais um convidado muito especial, o Secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro.

Na vertente competitiva, o escalão sénior masculino A contou com a participação de 14 atletas e teve em Rui Ferreira (OriMarão) o vencedor. No sector feminino, a vitória sorriu a Maria Sá (GD 4 Caminhos), uma atleta da “casa”. João Nogueira (ERD A Ribeirinha) e Joana Fernandes (.COM) triunfaram em Infantis, João Pontes (GD 4 Caminhos) e Catarina Fernandes (DA Recardães) venceram em Iniciados, Pedro Leite (.COM) e Fátima Alves (GD 4 Caminhos) foram os primeiros em Juvenis, Filipe Silva (.COM) e Daniela Alves (AD Cabroelo) triunfaram em Juniores e José Henrique (GD 4 Caminhos) foi o vencedor em Jovens M B.


A vitória em Seniores B coube a Joel Pinto (AD Cabroelo) e Ana Margarida Vaz (CP Telecom). Em Veteranos I, Joaquim Sousa (COC) e Paula Serra Campos (.COM) voltaram a não dar hipóteses à concorrência, enquanto o triunfo em Veteranos II foi para José Fernandes (.COM) e Ana Moutinho (GD 4 Caminhos) e em Veteranos III sorriu a Gil Rua (Ori-Estarreja). Finalmente, em Veteranos B, os vencedores foram Gonçalo Rodrigues (ES3 Valongo) e Marina Leite (Individual). Colectivamente, o .COM foi o vencedor, seguido do Ori-Estarreja e AD Cabroelo.




“Esta actividade merece uma grande divulgação”

“Uma experiência magnífica que confirma a melhor expectativa que eu teria sobre a Orientação, que é esta possibilidade de, num ambiente de natureza muito bonito, as pessoas poderem conviver e fazer isto ao seu ritmo, competindo ou divertindo-se.” Foi com estas palavras que Manuel Pizarro se referiu à sua experiência iniciática nas lides da Orientação. Referindo ser a Orientação “uma actividade que se aprende com facilidade e se pratica com muito prazer”, Manuel Pizarro termina afirmando: “A Orientação pode dar uma imensa ajuda para termos uma sociedade melhor e mais saudável. Esta actividade merece uma grande divulgação, sobretudo nas Escolas, transformando o País, no seu conjunto, num grande praticante de Orientação.”

Numa modalidade que carece de patrocinadores para levar a cabo as múltiplas iniciativas que pretende desenvolver, a Justlog é um verdadeiro oásis neste imenso deserto. Para Paulo Ferreira, “este é um tipo de desporto com o qual a Justlog se identifica, e muito. Estamos aqui com os nossos colaboradores e as respectivas famílias, muitas crianças… E depois é verdade que simpatizamos com o trabalho do Grupo Desportivo 4 Caminhos e é com imenso prazer que contribuímos para a viabilização de muitas das suas iniciativas.” E a terminar: “Queremos colar o nosso nome a esta prova que se realiza aqui em Serralves. Por conseguinte, esperamos no próximo ano ter aqui a segunda edição do Justlog Park Race.”

“O nosso contributo para o Dia Nacional da Orientação”

Finalmente, as impressões de Fernando Costa, o Director da Prova: “Hoje não consegui sair da zona da prova, não vi sequer um ponto de controlo, mas penso que deve ter corrido bem porque falo com as pessoas e os testemunhos vão nesse sentido.” Estabelecendo uma comparação com a prova de ontem, do 5º Troféu de Orientação do Porto, Fernando Costa refere que “foi muito positivo, pois tivemos dois mapas muito diferentes e que possibilitaram o jogar com as duas provas, a de hoje mais técnica e mais rápida, a de ontem menos técnica mas muito bonita. Tivemos muito sorte com o tempo e as pessoas colaboraram imenso.” A concluir:
“Foi o nosso contributo para o Dia Nacional da Orientação!”


A Taça FPO Norte faz agora um longo interregno, regressando apenas em 16 e 17 de Maio, pelas mãos do OriMarão, no I Troféu de Orientação de Alijó.

[Mais informações, resultados e fotos do Justlog Park Race AQUI]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: