terça-feira, 10 de março de 2009

ESTÁGIO DO DESPORTO ESCOLAR EM MADRID: AS IMPRESSÕES DE RICARDO CHUMBINHO


Integrando o quadro de responsáveis pelo Estágio de preparação para os Mundiais de Orientação de Desporto Escolar ISF 2009, o Professor Ricardo Chumbinho deixa-nos as suas impressões acerca da iniciativa.

Para o professor Ricardo Chumbinho, Coordenador-Nacional da Orientação do Desporto Escolar, este “foi um fim-de-semana bastante intenso e em que vários aspectos me deixaram impressionado. Desde logo, a imponência e espectacularidade dos terrenos e a qualidade impressionante da Cartografia.” Mas faz questão de salientar, em particular, “a qualidade muito elevada do trabalho do Tiago Aires, não só na preparação minuciosa do estágio em que nenhum pormenor surge sem que tenha por trás um motivo e uma intenção claros, como também - e não menos importante - na sua condução; neste particular o Tiago demonstrou em todas as situações uma elevada dose de conhecimentos em diversas áreas da modalidade, uma capacidade invulgar para lidar pedagogicamente com os jovens atletas, uma capacidade de trabalho assinalável e uma sempre presente boa-disposição.”

Outro aspecto que o Professor Ricardo Chumbinho destaca como fundamental para o êxito da iniciativa, teve a ver com “a importância da presença de um elemento como o António Aires, suporte logístico de todo o evento, facto que permite que os técnicos se possam preocupar exclusivamente com as questões técnicas. É um excelente modelo de funcionamento que permite retirar muitos e bons ensinamentos para o futuro.”

Finalmente, realça os resultados práticos ao nível dos jovens participantes: “A entrega ao trabalho da maioria dos 36 jovens que estiveram presentes foi louvável; foram sujeitos a muito trabalho dos pontos de vista técnico, físico e mental... e deram sempre uma resposta muito boa. Alguns só paravam quando eram mandados... Em resumo, tratou-se de uma iniciativa que colocou em evidência a qualidade dos nossos técnicos e a qualidade e potencial de muitos dos nossos jovens. Claramente as minhas expectativas foram superadas.”

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: