quarta-feira, 25 de março de 2009

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...


1. “Como classifica o Dia Nacional da Orientação?” Foi esta a pergunta que, ao longo duma semana, esteve patente nas páginas do Orientovar. Um total de 83 votantes respondeu à Sondagem, 43 dos quais (51 %) atribuindo 5 estrelas ao evento, 22 (26 %) dando-lhe 4 estrelas e 6 votantes (7 %) conferindo-lhe 3 estrelas. Na faixa “negativa” tivemos apenas 1 votante (1%) a dar 2 estrelas e 3 votantes (3 %) a atribuírem 1 estrela. Devo confessar, porém, que me causa alguma apreensão o facto de terem sido em número de 8 (9 %) aqueles que voluntariamente responderam ao inquérito e atribuíram à iniciativa a Bola Preta. Era interessante poder ouvir o testemunho de todos - mas principalmente desses – para perceber o que terá corrido tão mal assim!

2. A Liga Espanhola de Orientação Pedestre 2009 viu disputada a sua 4ª Etapa, no passado fim-de-semana, no mapa de El Pardo (Madrid). Foi no XXII Trofeo Martin Kronlund, lembrando o “pai” da Orientação em Espanha, desaparecido no dia 1 de Março do ano passado. Grande vencedor do Troféu, o nosso bem conhecido Ionut Zinca descreve no seu blogue -
http://fubynews.blogspot.com/ -, de forma pormenorizada, as suas impressões sobre a prova. Para além do calor e da escassez de pontos de água, Ionut presta uma particular atenção ao aspecto da Cartografia que, aparentemente, mereceu reparos generalizados dos participantes. Mas vale a pena ler a crónica completa e o dedo que o atleta romeno coloca em inúmeras feridas, nomeadamente na cada vez maior dificuldade em obter licenciamentos junto de instituições públicas e autorizações dos privados para a realização de provas de Orientação.

3. Primeiro grande evento internacional da temporada, a Spring Cup (Tisvilde Hegn, Dinamarca) colocará em confronto, no próximo fim-de-semana, atletas de 16 nações, entre os quais um elevado número de campeões mundiais. Aguardada com natural expectativa, a Estafeta Nocturna constitui a grande inovação da prova. 60 equipas masculinas e 10 femininas irão percorrer na escuridão os mais secretos recantos do pequeno bosque de Valby Hegn. Rønning Steffensen, o Director da Prova, promete “momentos stressantes durante a corrida”. O outro enorme motivo de interesse reside em saber até que ponto a turma norueguesa do Kristiansand OK, vencedora da Tiomila em 2008, vai resistir ao “assalto” dos suecos do Pan Kristiansand. Ambas as equipas chegam na máxima força, com os noruegueses a terem em Daniel Hubmann (líder do ‘ranking’ mundial), Jon Duncan (campeão mundial de Estafetas 2008, pela Grã-Bretanha) e Holger Hott um trio de luxo, aos quais se juntam Rasmus Djuurhus e Christian Bobach, dois elementos de topo da Selecção Nacional dinamarquesa. Do lado sueco, a resposta vem com o britânico Jamie Stevenson (também ele campeão mundial de Estafetas 2008), ao qual se acrescentam os fortíssimos atletas dinamarqueses Rasmus Søes e Rune Olsen. Para Rønning Steffensen, “já não existe neve e a Primavera está a chegar a toda a velocidade, com as aves a cantar e o mais belo sol que se pode imaginar”. Os participantes podem esperar orientação a alta velocidade e os traçadores de percursos prevêem que os mais rápidos possam atingir uma média de 4,4 min / km! Será emocionante ver quem manterá a velocidade e concentração até ao final.


4. A 3ª edição do Park Matosinhos Tour, já no próximo dia 19 de Abril, encerra um virar de página na história do evento. A parceria estabelecida entre o Grupo Desportivo 4 Caminhos e o programa “Põe-te a Mexer”, da responsabilidade da Matosinhos Sport, a empresa municipal da autarquia de Matosinhos responsável pela gestão de equipamentos desportivos e de lazer, promete uma grande jornada de promoção e divulgação da modalidade. Lançado em 2007 e posto em prática nas marginais, pavilhões e praias do concelho, o “Põe-te a Mexer” consiste num programa que engloba várias actividades das quais se destacam as caminhadas e exercícios básicos de mobilização, alongamento e relaxamento, devidamente acompanhadas por técnicos de desporto e de saúde. À população matosinhense propõe-se agora, pela primeira vez, o desafio da Orientação. São esperadas muitas centenas de participantes neste percurso iniciático e de descoberta do “desporto da floresta”, tendo como “pano de fundo” os belos e bem tratados espaços da Quinta da Conceição e do Parque do Carriçal. Fique atento às novidades na página do GD 4 Caminhos, em http://www.gd4caminhos.com/.

5. “Um dos melhores dias da minha vida”, ou “nem tive dores toda a manhã”. Foram estes alguns testemunhos dos participantes na actividade de Iniciação ao Trail-O (Orientação para pessoas em cadeira de rodas), promovida pelo Grupo Desportivo 4 Caminhos, no âmbito do 5º Grande Prémio de Orientação do Porto e do Dia Nacional da Orientação. Sensível ao efeito que a actividade teve nos participantes – todos eles doentes do Serviço de Medicina Física e Reabilitação do Hospital da Prelada, do Porto – o Grupo Desportivo 4 Caminhos “reincide” na promoção duma actividade do género, no próximo dia 19 de Abril, pelas 11h00, no Parque do Carriçal (Senhora da Hora). A “equipa” do Hospital da Prelada acaba de garantir uma presença reforçada na actividade e lança daqui o apelo a todos os agentes sociais e desportivos para que se juntem a ela, no sentido de cativarem potenciais interessados, levando-os a experimentar esta modalidade verdadeiramente para todos. Pelo esforço e trabalho desenvolvido, nas múltiplas vertentes, em prol da reabilitação dos seus doentes, o Orientovar atribui ao Serviço de Medicina Física e Reabilitação do Hospital da Prelada, com profunda emoção, o Louvor da Semana!

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

1 comentário:

Ana disse...

Mais um louvor muito bem atribuído. Esperemos que esta iniciativa sirva de exemplo, para muitas outras semelhantes, por esse país fora.