quarta-feira, 18 de março de 2009

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...


1. “Ermüdungsbruch”. É este o termo médico que, em alemão, significa “fractura de fadiga”. E é precisamente uma fractura de fadiga no ramo inferior do osso púbico, aquilo que foi diagnosticado a Simone Niggli, a atleta suiça que ostenta 14 títulos de campeã do mundo. Depois do excelente ensaio em solo português, a atleta contraiu a lesão durante um treino mais rápido, na passada quarta-feira, com agravamento dos sintomas nos dias seguintes. O “veredicto” surgiu na sexta-feira, à noite e foi, nas palavras de Simone Niggli, “um grande choque”. O nascimento da pequenina Malin já tinha provocado alguma instabilidade pélvica, com a atleta a referir problemas nas regiões lombar e nadegueira. A carga de treino adicional fez o resto. Simone Niggli está agora em repouso absoluto, devendo iniciar trabalho de recuperação dentro de quinze dias. "Quando irei regressar à competição em pleno, é algo que ainda não é claro e irá depender da recuperação. Mas para já uma coisa é certa: Estou motivada para aceitar o tratamento e espero estar apta para disputar a Taça do Mundo, em Junho, na Noruega”, afirma a atleta.

2. Como divulgado anteriormente no Projecto de Desenvolvimento Técnico para as Selecções de Orientação Pedestre, acaba de ser criado o Grupo de Selecção Nacional e apresentado o respectivo Plano de Estágios e Provas de Selecção 2009. O Grupo de Selecção é constituído por 38 elementos, com os atletas divididos pelos escalões H21E / H20 (10 atletas), H18 (5), H16 (7), D21E / D20 (5), D18 (6) e D16 (5). Fruto do notável trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao nível das camadas mais jovens, verifica-se que o GafanhOri, com 10 atletas, é o clube que mais contribui para o Grupo de Selecção, seguido do COC e do CPOC, ambos com 7 elementos e do Ori-Estarreja, com 5 atletas. O decano do grupo é, ainda e sempre, Joaquim Sousa (COC), sendo os seus benjamins Inês Catalão e João Cascalho (GafanhOri), Miguel Ferreira (CPOC) e Tiago Baltazar (GDU Azóia). Para 2009 estão já calendarizados dois estágios para o Grupo de Selecção (Mora, de 4 a 7 de Abril, com planificação e enquadramento de Bruno Nazário e Alexander Shirinian e apoio do CPOC; e em S. Pedro do Sul, de 1 a 3 de Maio, com planificação e enquadramento de Bruno Nazário apoio do Ori-Estarreja). As provas de selecção decorrerão de 11 a 14 de Junho e de 24 a 26 de Julho, em local ainda a designar. Para mais informações consulte os seguintes documentos: Apresentação / Grupo de Selecção / Estágios e Provas de Selecção.

3. Ponto final nessa grande festa que foi o Dia Nacional da Orientação. Ao Orientovar chegaram os testemunhos sentidos duma jornada histórica, acompanhados da firme vontade de repeti-la em 2010. Daqui chamo desde já a atenção dos responsáveis pela Federação Portuguesa de Orientação para que encontrem desde já uma data e a divulguem com a maior brevidade possível. Para aqueles que quiserem rever os momentos mais significativos do Dia Nacional da Orientação, aqui ficam os ‘links’ para as respectivas iniciativas:
Palmela, Monsanto, Évora, Porto, Entroncamento, Sintra, Coruche, Arraiolos, Serralves, Oeiras e Cascais, Braga, Marinha Grande, Águeda, Ovar, Torres Vedras, Barcelos e Barreiro. Para encerrar esta verdadeira “maratona jornalística”, o Orientovar chama desde já a sua especial atenção para “Da Realidade ao Sonho”, um monumento literário da autoria de Manuel Dias, a publicar no próximo sábado. A todos quantos tornaram possível este Dia Nacional da Orientação fica o meu sincero reconhecimento pela abnegação, entrega e espírito de união que emprestaram à iniciativa. E para todos vós – para todos nós! – vai, indiscutivelmente, o Louvor da Semana!

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: