quarta-feira, 11 de março de 2009

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...

1. Quando se aproximam os Campeonatos Nacionais de Corta-Mato Longo, Juniores e Juvenis (Castelo Branco, 15 de Março) e as atenções se viram para aquilo que o “nosso” grande João Mega possa vir a fazer, destaque desde já para o título de Vice-Campeão Regional de Corta-Mato Curto de Miguel Silva, com 11.46 para 4000 metros de prova. Lá por fora, no Nacional de Cross Curto da Dinamarca o triunfo no sector feminino coube a Signe Søes, recente vencedora do POM’09 (Mora) e XI MOC (Pataias).

2. Era um sonho de longa data e que o CPOC acaba de ver concretizado: Desbloquear os procedimentos com vista à produção do mapa do Autódromo do Estoril. O processo já arrancou e a elaboração do mapa está em curso. No dia 11 de Abril, diversas actividades irão animar o famoso circuito, estando prevista a participação de 3 mil pessoas. A Orientação será uma das modalidades presentes. Luís Santos fala agora do próximo sonho: “Arrancou a construção da 2ª fase do Parque dos Poetas e, mal esteja concluída, já temos autorização para cartografar.”

3. Évora recebeu na passada semana a Selecção Francesa de Orientação, num estágio que Thierry Gueorgiou define como “repleto de belos e rápidos treinos”. Para o grande orientista francês, “mesmo com uma muito boa visibilidade, o que torna a navegação bastante simples, alguns pontos foram bastante desafiantes para que possamos definir este estágio como uma boa preparação para a temporada.” Pode ler AQUI a história completa.

4. Ana Filipa Silva fez história no Troféu de Ori-BTT de Coz. Ao estrear-se na Elite com uma vitória na etapa e no Troféu (conjunto das duas etapas), a jovem atleta do CPOC superou Tiago Aires que, em Casais Monizes (2002), também com a camisola do CDCE, se tinha estreado com uma vitória na etapa, mas cujo 5º lugar no derradeiro dia o atirou para um 3º lugar final. Perto disso esteve também o ainda jovem Diogo Miguel (Ori-Estarreja), que se estreou com um 2º lugar, precisamente esta temporada, na primeira prova da Taça de Portugal, na Lagoa da Vela (Bom Sucesso). Sem esquecer o excelente trabalho de Tiago Fernandes, Rui Botão e Susana Pontes no acompanhamento da jovem atleta, para a Ana Filipa Silva vai, com inteiro mérito, o Louvor da Semana!

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: