terça-feira, 17 de março de 2009

DIA NACIONAL DA ORIENTAÇÃO: QUASE 100 A MEXER NO BARREIRO


O concelho do Barreiro também celebrou a 14 de Março de 2009, o 1º Dia Nacional de Orientação em Portugal. Desses momentos, aqui damos conta através das impressões de Paulo Fernandes.

“De manhã foi a floresta, mais concretamente a Mata Nacional da Machada, que não quis deixar de participar nesta festa. A organização da prova esteve a cargo do grupo de escuteiros do Lavradio – Agrupamento 1011, com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro, dado que a prova fazia parte do calendário da 15ena da Juventude.

Sob a direcção do chefe Vítor Nascimento, foram cerca de cinco dezenas os participantes de todas as idades, maioritariamente famílias, que efectuaram um percurso misto de Orientação e ‘peddy-paper’. O percurso foi composto por 6 postos de controlo, sendo que as perguntas eram referentes a temáticas do concelho. Os mais rápidos na corrida e nas respostas acertadas foram brindados com taças.

Já após o almoço, a Orientação chegou ao meio urbano, mais concretamente ao Parque da Cidade. Também com a colaboração da Câmara Municipal do Barreiro, a Federação Portuguesa de Orientação participou com um ‘homem da terra’, mais concretamente o Director Técnico Nacional, António Aires.

O sol convidava a um passeio em família e mais uma vez foram cerca de 5 dezenas os participantes que tomaram um primeiro contacto com a “nossa” modalidade. Após o melhor enquadramento técnico possível, pelo próprio António Aires, lá seguia a criançada entusiasmada com este “novo” jogo.

Após a 1ª edição do Dia Nacional, em que a Modalidade se voltou de uma forma especial à comunidade que a rodeia, restará preparar da melhor forma a 2ª edição, “já” em 2010. A sua divulgação, nomeadamente às autarquias e à imprensa, deve ocorrer em tempo útil, para que os objectivos que deram origem ao nascimento desta data possam vir a dar frutos. O primeiro passo está dado…"



Em relação à prova do Parque da Cidade, publicamos também as impressões do Director Técnico Nacional, António Aires.

“Num local com excelentes características para um primeiro contacto com a modalidade, foram cerca de 35 as pessoas que realizaram um dos 3 percursos existentes no Parque da Cidade do Barreiro numa tarde já de Primavera antecipada. A actividade foi organizada pela Câmara Municipal do Barreiro que investiu recentemente na aquisição de todo o material necessário à organização de um evento desta natureza.

É de registar também que 32 dos participantes nunca tinham feito Orientação o que, a aliar às características não competitivas do evento e ao facto de ser de inscrição gratuita e num local onde o participante se sente seguro, torna esta uma actividade a repetir no futuro, mas com uma divulgação feita com muito mais antecedência de forma a poder ter uma muito maior participação.”


[Fotos-puzzle gentilmente cedidas por Paulo Fernandes. Para recordar ficam mais fotos, no sítio do costume, em http://picasaweb.google.pt/paulojjf]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: