terça-feira, 10 de março de 2009

DIA NACIONAL DA ORIENTAÇÃO: NO ENTRONCAMENTO, PELAS MÃOS DO CLAC


Realiza-se no sábado 14 de Março a partir das 10 horas, mais um evento integrado no Dia Nacional da Orientação.

Será no Entroncamento, no Parque do Bonito, e é trazido aqui pelo Professor José Leote, Presidente da Direcção do Clube de Lazer, Aventura e Competição: “A Taça Clac em Orientação, consiste na realização de cinco provas, em 4 mapas diferentes e onde existem apenas 3 percursos marcados: Fácil, Médio e Difícil. Pode assim aprender ou treinar, usufruir a natureza ou prepara-se para novos desafios de orientação. Este modelo simplificado tem resultado. Apresenta uma organização simples mas eficaz. Permite pôr pessoas a praticar, a iniciar-se ou a treinar e chegar a um público diversificado. Permite também rentabilizar um pouco mapas já utilizados em outras situações."

Para aquele responsável, "com os alunos do Desporto Escolar são esperados cerca de uma centena e meia de participantes nos diferentes níveis. Esta prova realiza-se no mapa do Bonito, parte nova, tem o apoio da Junta de Freguesia Nª Senhora de Fátima, Junta de Freguesia Sª. João Batista e Câmara Municipal do Entroncamento e pretende também ser um momento de convívio entre atletas e iniciantes da modalidade e simultaneamente marcar a realização do Dia Nacional de Orientação numa iniciativa da FPO."

A finalizar, o Professor José Leote deixa um reparo: "A realização do Dia Nacional de Orientação parece uma boa ideia, mas na minha opinião aparece um pouco solta. Não aparece ligada á floresta, nem a medidas ambientais nem nos calendários desportivos. Aparece numa altura em que se realizam muitas provas de orientação, Federadas e Escolares e com as diversas equipas um pouco sobrecarregadas. Talvez possa ser melhor marcada no futuro. De resto é uma data que pode chamar atenção para o valor desportivo, educativo e ambiental da modalidade. Neste Contexto o CLAC dá o seu modesto contributo na celebração do Dia Nacional de Orientação."

Para participar basta fazer a inscrição para
clac.entroncamento@gmail.com, pelo telefone 249 718 761 ou, simplesmente, comparecer no local.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO


.

Sem comentários: