quarta-feira, 11 de março de 2009

DIA NACIONAL DA ORIENTAÇÃO: EM TORRES VEDRAS, PELAS MÃOS DO ATV


Torres Vedras não quis ficar à margem do Dia Nacional da Orientação e prepara-se para assinalar a data com uma manhã orientística bem animada.

Novel colectividade do concelho de Torres Vedras, o ATV programou para a manhã de sábado uma actividade de Orientação Pedestre, que terá como palco o Parque Verde da Várzea. O Orientovar foi ao encontro de Maria Amador e Luís Sérgio, os grandes responsáveis pela organização desta bela jornada desportiva.

Para Maria Amador, “o evento tem como objectivo divulgar a nossa modalidade junto da população do Concelho de Torres Vedras. Será mais uma acção de promoção da modalidade que o ATV tem desenvolvido ao longo destes dos últimos anos, tanto ao nível da orientação Pedestre como na BTT. Queremos ser mais um ponto em Portugal para mostrar como é divertido andar com um mapa na mão.” Maria Amador acrescenta ainda que “iremos realizar 4 percursos acessíveis a todas as idades. As inscrições serão gratuitas e as primeiras partidas estão agendadas para as 11h00.”

Luís Sérgio fala com entusiasmo da iniciativa: “Há já dois anos que o ATV está a desenvolver um projecto de dinamização da Orientação no concelho, que assenta num protocolo tripartido ATV / Câmara Municipal de Torres Vedras e Escolas Secundárias do concelho. Inicialmente integraram o projecto apenas três escolas, mas este ano já passaram para cinco e existem outras interessadas em entrar, o que atesta bem o interesse que a nossa modalidade desperta na comunidade escolar.”

Quanto o Dia Nacional da Orientação, aquele responsável não podia ser mais claro: “É com grande satisfação que o ATV se associa ao "sonho" do Dia Nacional da Orientação, fazendo votos para que seja o primeiro de muitos e que com o passar dos anos se torne uma referencia no Desporto nacional.” E acrescenta: “Esta iniciativa enquadra-se no nosso projecto de desenvolvimento, tendo por isso merecido um particular destaque a sua divulgação junto das diversas escolas. Aproveitando contactos anteriormente estabelecidos com o Agrupamento 129 do Corpo de Escoteiros de Torres Vedras, aproveitámos também para os envolver no Dia Nacional da Orientação, promovendo uma formação prévia em sala, após o que irão se juntar aos restantes participantes e realizar o seu percurso. Por forma a tornar mais enriquecedora a experiência de quem se quiser juntar ao ATV neste dia, iremos disponibilizar várias actividades didácticas e jogos de Orientação no local de concentração do evento, que para além de divertirem, servirão também para dar alguma formação prévia aos participantes menos experientes.”

Mas como não há bela sem senão, para Luís Sérgio “também este Dia Nacional da Orientação tem as suas manchas!” Concretizando: “Desde logo o curto prazo existente entre a sua divulgação e respectiva realização, o que dificultou o envolvimento de mais elemento do ATV na organização, bem como impossibilitou uma integração melhor estruturada, no projecto de desenvolvimento do ATV. Para além disso, e que considero mais grave, a data coincide com a realização do Raid da Azóia, prova que integrava há muito tempo o calendário da Federação Portuguesa de Orientação. Esta coincidência, para além do óbvio prejuízo do GDU Azóia, também impossibilita o envolvimento de mais atletas do ATV no Dia Nacional da orientação e alguns de nós tivemos que abdicar da nossa participação no Raid para organizar o Dia Nacional da Orientação.” E finaliza com uma palavra de esperança: “Certamente que de futuro estas situações serão acauteladas e estou certo que o DNO tem asas para voar bem alto! Está na altura de começar a pensar no Dia Mundial da Orientação!”

Mais informações e inscrições em
http://www.atv.pt/noticias/ler/?nid=300.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: