quarta-feira, 11 de março de 2009

DIA NACIONAL DA ORIENTAÇÃO: EM BARCELOS, PELAS MÃOS DOS AMIGOS DA MONTANHA


Pela originalidade da proposta, Barcelos constitui um dos pontos altos deste Dia Nacional da Orientação. Para assinalar a data, os Amigos da Montanha têm previsto a realização duma prova de Sprint de Orientação Nocturna.

A Secção de Orientação dos Amigos da Montanha, tendo em vista comemorar o Dia Nacional da Orientação, vai levar a efeito, no próximo dia 14 de Março, na Cidade de Barcelos, uma prova de Sprint de Orientação Nocturna, aberta ao público em geral. Em busca de pormenores, o Orientovar foi ao encontro de Jorge Silva, que nos deixou uma série de indicações importantes acerca da iniciativa.

Para o responsável máximo da Secção de Orientação dos Amigos da Montanha, “parece-nos que esta é uma boa oportunidade para miúdos e graúdos experimentarem a sensação de, apenas com um mapa, encontrarem as balizas que estarão espalhadas pela cidade. O público-alvo é a população, em geral, no sentido de divulgar a modalidade. Nós sentimos que em Barcelos começa a haver alguma curiosidade sobre esta modalidade, fruto de acções de diversos tipos que vamos desenvolvendo.”

Relativamente ao programa, Jorge Silva faz as apresentações: “Vamos disponibilizar três percursos de Orientação Nocturna, à escolha dos atletas. Para quem necessitar, haverá uma formação, com recurso a projecção de um vídeo e uma apresentação em slides. Tratando-se de uma prova nocturna, apesar de as ruas da cidade estarem bem iluminadas, aconselha-se o uso de lanterna e adereços reflectores.”

A finalizar, referindo-se a essa iniciativa mais lata que será o Dia Nacional da Orientação, Jorge Silva deixa-nos a sua opinião: “A criação do Dia Nacional da Orientação pode significar um maior impacto da modalidade junto da população, fruto da concentração de muitos eventos num só dia, e dessa forma chegar a meios de comunicação que abranjam maiores audiências. Também o ambiente de festa associado a estes dias pode funcionar como elemento dinamizador da modalidade. Parece-me ainda que será necessário estabelecer este dia, antes do início da cada ano, a fim de poder ser programado antecipadamente pelos clubes.”

Resta acrescentar que a prova terá o seu início às 19h30, com o Secretariado, Partidas e Chegadas montados no Largo da Porta Nova. No final haverá lembranças de artesanato local para os 3 primeiros classificados de cada escalão e ainda três lembranças de artesanato local a sortear entre os restantes participantes.

Para informações e Inscrições, contacte os Amigos da Montanha através do endereço
info@amigosdamontanha.com, pelo telefone 253 831 647, telemóvel 960 486 617 ou Fax 253 837 020.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: